Aeroporto Internacional Leite Lopes – Ribeirão Preto Um dos mais importantes do Estado, o Aeroporto é um dos que mais aumentou seu fluxo de passageiros e cargas nos últimos anos. Somente em 2009 registrou mais de 38 mil pousos e decolagens e transportou 473 mil passageiros.
Atualmente o Aeroporto Leite Lopes já está habilitado a receber vôos internacionais, conforme portaria do Ministério da Aeronáutica, de 30 de dezembro de 2002. A portaria define que o Aeroporto Leite Lopes está “habilitado ao tráfego aéreo internacional de cargas”, mesmo a pista tendo dimensões de 2.100m x 45m. Outros aeroportos do mundo que possuem pista similar ao Leite Lopes já foram internacionalizados.
Temos alguns exemplos de aeroportos pelo Brasil e mundo, já operando, que indicam a possibilidade imediata do Aeroporto Leite Lopes de Ribeirão Preto receber vôos internacionais de cargas e passageiros, baseado no tamanho da pista e importância econômica de nossa cidade.
Vejamos alguns exemplos:
a)Aer. Internacional Min. Victor Konder Navegantes/Brasil 1.701m x 45m
b) Aeroporto Internacional Afonso Pena Curitiba/Brasil 2.215m x 45m
c) Aeroporto Internacional Salgado Filho Porto Alegre/Brasil 2.280m x 42m
d) Aeroporto Internacional Hercílio Luz Florianópolis/Brasil 2.300m x 45m
e) Aeroporto de Congonhas SP/Brasil 1.940m x 45m
f) Aeroporto Santos Dumont RJ/Brasil 1.323m x 42m
g) Aeroporto de LaGuardia Nova Iorque/EUA 2.135m x 45m
h) Aer. Internacional San Carlos Bariloche/Argentina 2.348m x 45m
i) Aeroparque Jorge Newbery B.Aires/Argentina 2.100m x 45m
j) Aeroporto Regional de Maringá/Brasil 2.100m x 45m
k) Aeroporto Estadual Leite Lopes Ribeirão Preto/Brasil 2.100m x 45m
Por tudo isso, a população de Ribeirão Preto reivindica a solução desta novela mexicana que virou nosso Aeroporto. Peço ao Governo Federal, ao Presidente da República do Brasil,Lula da Silva, que agilize os trâmites burocráticos para que a cidade tenha o mais rapidamente possível o seu aeroporto internacional, um equipamento que beneficiará e ampliará as exportações de uma das mais importantes regiões brasileiras e que, com certeza, gerará mais desenvolvimento econômico e social para mais de 80 municípios e uma população de cerca de 4 milhões de habitantes.
Universidade Federal de Ribeirão Preto (UFERP) Ribeirão Preto é um dos maiores municípios do Brasil que ainda não dispõe de equipamentos que proporcione qualquer tipo de ensino federal, seja ele técnico ou superior. Existe uma grande demanda na cidade e região de cursos superiores voltados nas áreas de engenharia, pesquisas agrícolas, arquitetura e urbanismo, agronomia, zootecnia, matemática, ciência da computação, geografia, economia doméstica e educação infantil.
Temos alguns exemplos de cidades do mesmo porte e/ou menor que Ribeirão Preto, que possui universidade federal, veja abaixo alguns exemplos:
a) Universidade Federal de Uberlândi/MG - 634.345 habitantes
b) Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - 526.706 habitantes
c) Universidade Federal Triângulo Mineiro Uberaba/MG - 296.261 habitantes
d) Universidade Federal de Lavras Lavras/MG - 92.542 habitantes
e) Universidade Federal de Ouro Preto Ouro Preto/MG - 69.495 habitantes
f) Universidade Federal de Alfenas/MG - 75.214 habitantes
g) Universidade Federal de Viçosa/MG - 74.171 habitantes
h) Universidade Federal São João Del Rei/MG - 85.503 habitantes
i) Universidade Federal Itajubá/MG - 90.225 habitantes
j) Universidade Tec. Federal do Paraná Londrina/PR - 510.707 habitantes
k) Universidade Federal de Santa Catarina Joinville/SC - 497.331 habitantes
É notório que o estado de São Paulo (principalmente o interior paulista) é uma das unidades da federação mais carentes em relação à existência de universidades federais, algo muito diferente do encontrado no estado de Minas Gerais, que possui universidades federais em diversos municípios, tendo algumas cidades menos que 80 mil habitantes. Somente o município de Ribeirão Preto possui aproximadamente 570 mil habitantes, tendo sua região aproximadamente 4 milhões de habitantes.
Portanto, devido aos aspectos apresentados e a necessidade de aperfeiçoar o ensino superior no interior do Brasil, Ribeirão Preto precisa ser contemplada com a implantação de uma universidade federal. Com intuito de ampliar a oferta de mão-de-obra especializada, e impulsionar as pesquisas que serão essenciais para o futuro do Brasil.