terça-feira, 2 de novembro de 2010

SOLIDARIEDADE: Brasil faz apelo em favor de iraniana condenada - Um grito de socorro.

Várias organizações de apoio a Sakineh se manifestaram na França, temendo que ela seja executada nesta quarta-feira.

O apelo humanitário do governo brasileiro em favor de Sakineh Mohammadi Ashtani foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O governo brasileiro chegou a oferecer asilo humanitário a Sakineh, mas o governo Iraniano negou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, como cristão, não considera certo que um Estado condene uma pessoa à morte. O apelo, porém, teve alcance limitado porque o Brasil não interfere em questões internas de outros países.

Sakineh Mohammadi Ashtiani aparentemente está ameaçada de ser executada, nesta quarta-feira, 3 de novembro, segundo o comunicado da revista francesa La règle du Jeu. Ela tem 43 anos, e foi condenada em 2006 há 10 anos de prisão pela acusação de cumplicidade no assassinato do marido e ao apedrejamento até a morte por várias acusações de adultério, segundo as autoridades iranianas.

A condenação provocou uma enorme campanha internacional para evitar a aplicação da pena, assim como vários questionamentos aos julgamentos. Ainda, segundo a revista francesa, o poder iraniano "quer executar Sakineh" e escolheu para isso a forca, achando que isso causará menos indignação que o apedrejamento.

O governo Iraniano diz que a mídia tem dado muito espaço para esse caso. Os filhos de sakineh, estão implorando ajuda ao Vaticano. A família de Sakineh declarou que recebeu várias ameaças, aparentemente de membros dos serviços secretos e de segurança, que advertiam que eles poderiam ser detidos, por insistirem em procurar o Papa.

É lamentável ver essa situação. Escrevo esse texto com lágrimas nos olhos e triste, porque nada posso fazer para evitar o sofrimento desta iraniana. Sei que cada país tem suas leis, sua constituição, sua convicção religiosa, mas é inadimissível ver atitudes jurássicas, como esta, mantendo práticas milenares, sem perceber a mudança dos tempos ou se curvar a evolução.

O que nos resta é pedir a DEUS, que interceda nesta causa e ajude essa mulher Iraniana, porque nela está um pouco do sentimento de muitas mulheres, do mundo inteiro.

2 comentários:

  1. Eu li um livro chamado "A Cidade do Sol" de Khaled Hosseini, que retrata a vida das mulheres do Afeganistão, que vivem ainda nessa situação. Foi o livro mais marcante que já li. Me entristece muito em saber que ainda existe esse tipo de política arcaica. Eles ainda pregam o antigo testamento, sendo que na vinda de Jesus Cristo foi feito um novo ensinamento sobre o perdão. É muito triste saber que enquanto evoluimos colocando as mulheres no poder, há lugares que ainda veem mulheres como os seres mais submissos ou coisa qualquer.

    ResponderExcluir
  2. Quero deixar regristado meu espanto diante da ciclofaixa no dia de hoje, prova do ENEM, o que tornou quase impossivel o acesso dos alunos no COC. A fila de carros era enorme, chegando na avenida 9 de julho. Nao pensaram? Embrem-se de que as provas da FUVEST e da UNESP também acontecerao em Ribeirao.
    outro ponto foi que nao havia viaturas de policiais nas portas das escolas, havia uma quantidade enorme de jovens. Ficaram todos expostos a todo tipo de violencia.
    Em dias de jogos de futebol o numero de policiais na rua é impressionante.
    Parece que a prioridade é diversao!Portanto, minha nota hoje é ZERO para a seguranca e para o Departamento de Transito da cidade de Ribeirao preto.
    Aguardo manifestaçao.
    Atenciosamente.
    wlacastoli@hotmail.com

    ResponderExcluir