quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

TAV - TRANSPORTE DE ALTA VELOCIDADE

Estive em Belo Horizonte - MG e participei de uma importante reunião com o Prefeito Márcio Lacerda. Eu e Ivo Colichio estivemos juntos para tratarmos de vários assuntos e dentre eles o de Planejamento.
Também estive no MINASCENTRO com o Ministro do Turismo LUIZ BARRETO em um evento onde foram tratados assuntos importantes. Reuniu-se gente de todo o País. O Bloco do qual estava participando falou sobre o TAV - Transporte de Alta Velocidade. Haverá uma movimentação para que o Governo Federal estude a implantação do TAV de São Paulo à Brasilia, a partir de 2014.
A declaração da Ministra Dilma Roussef na Alemanha, da importância de ligar trechos como: São Paulo-Curitiba, São Paulo-Brasília, Brasília-Belo Horizonte, Belo Horizonte-Rio pode até ter como objetivo, chamar a atenção do mundo, já que discutem em Copenhague, na conferência sobre mudanças climáticas, a redução dos gases de efeito estufa. Com isso, ela ganharia notoriedade e mostraria sua preocupação com o meio ambiente, mostrando um Brasil, caminhando para o ecologicamente correto. Porém a declaração movimentou o setor de turismo no país, que prepara documento a ser encaminhado ao governo federal, cobrando ações no modal ferroviário. Caso isso venha ocorrer, Ribeirão Preto seria beneficiada, já que ir de São Paulo a Brasília, passa por Ribeirão Preto. Bom, mas sendo muito otimista, uma obra como essa, acredito que vou ver, só depois de 2020. E eu espero viver para ver (risos).

Histórico do TAV mundial:

Em 1939 o ERT 200 já fazia Milão-Florença
Em 1964 foi o Shinkansen Japonês
Em 1981 o TGV entre Paris-Lion
Desde 2008, os trens da AVE (Alta Velocidade Espanhola), fazem a ligação de 600 km entre as duas principais cidades, Madri e Barcelona.

Isso é o progresso. Isso é futuro. Isso é modernidade.


(obs: - atualizei texto após 23 horas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário