sexta-feira, 23 de outubro de 2015

OBRA Nº 9 – CONSTRUÇÃO DA VILA DIGNIDADE


Inaugurada em 28 de dezembro de 2011, a VILA DIGNIDADE chegou como um presente de ano novo para os idosos de Ribeirão Preto. O Programa Vila Dignidade foi criado para garantir moradia digna e assistência social à população idosa de baixa renda. As 18 casas construídas da Vila Dignidade ficam no cruzamento das ruas Vicente Tronco com Paulo Dantas da Silva Jr., no Jardim Botânico.

As Casas foram projetadas segundo conceito do Desenho Universal, que permite facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. Além dessa facilidade, os idosos não pagam nada para morar no condomínio. Os idosos não têm nenhum custo com aluguel e as contas de consumo, como água e luz, serão custeadas pela Prefeitura.

Além das moradias, os idosos terão assistência social e atividades socioculturais e de lazer, numa ação conjunta das secretarias da Habitação, de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), de Economia e Planejamento, da Cultura, da CDHU, do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os beneficiados são idosos acima dos 60 anos, independentes para a realização das tarefas diárias, ter renda mensal de até dois salários mínimos e morar pelo menos há dois anos no município. Vale ressaltar que os idosos do Programa Vila Dignidade foram selecionados por uma equipe técnica multidisciplinar constituída pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal do Idoso e Conselho Municipal de Assistência Social.

AS CASAS DO PROGRAMA VILA DIGNIDADE - têm um dormitório, sala conjugada à cozinha, banheiro, área de serviço, aquecedor solar e uma pequena área externa nos fundos, que pode ser utilizada como jardim ou horta. Todas as moradias possuem itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes, entre outros.

Recursos de acessibilidade também foram incluídos nos projetos das áreas comuns do condomínio para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto aos novos moradores. Os conjuntos têm projeto paisagístico diferenciado para proporcionar um ambiente agradável e contam ainda com salão para atividades diversas, como festas, reuniões, cursos, dentre outras.

O PROGRAMA VILA DIGNIDADE - visa, ainda, atender às diretrizes do Plano Estadual para a Pessoa Idosa – Futuridade, do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, criado em razão do crescente envelhecimento da população paulista. Com objetivo de assegurar melhor qualidade de vida a pessoas nessa faixa etária, o "Futuridade" também busca sensibilizar idosos, famílias, mídia, terceiro setor e sociedade civil para a importância da construção e fortalecimento de uma rede de atenção (com ações e serviços) voltada para a pessoa idosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário