sábado, 31 de outubro de 2009

5º Encontro Estadual de Lideranças Femininas

Participei do 5º Encontro Estadual de Lideranças Femininas promovido pela UVESP em São Paulo. As palestras abordaram liderança feminina no comando municipal, educação, racismo, inclusão social, direitos da mulher, desenvolvimento social, comunicação, política e motivação. Estavam presentes Deputadas Célia Leão e Vanessa Damo, Ana Paula Junqueira, Desembargador Henrique Nelson Calandra, prefeitas e vereadoras de vários municípios. Parabéns ao Sebastião Misiara e a Silvia pela organização do evento.

A mente

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Coaching

Aproveitei o feriado em comemoração ao Dia do Servidor Público Municipal, para participar de um curso de Coaching em São Paulo. Promovido pela Sociedade Brasileira de Coaching, o treinamento prepara equipes para atuarem no mercado de trabalho. Gostei muito do módulo de "Desenvolvimento de habilidades e foco nos resultados". O coaching começa a ser usado pelas grandes empresas, como principal ferramenta de trabalho, evitando riscos e computando resultados. Na foto acima, Villela da Matta, Presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e a Vice-Presidente, Flora Victória.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Olha que beleza de projeto!

Amanhã começaremos um projeto piloto de audiodescrição no Teatro Pedro II, com a peça "Vestido de Noiva" de Nelson Rodrigues. Numa parceria com a VIVO, Adevirp e Associação dos Cegos, foram distribuidos 80 convites para os portadores de deficiência visual e seus acompanhantes. Serão distribuidos fones de ouvidos e a peça será narrada em detalhes aos deficientes visuais. Ribeirão é a primeira cidade da região sudeste a levar esse projeto a um Teatro público. Obrigada a todos por mais essa oportunidade!!!!

Cara nova no Cemitério Bom Pastor

Estive hoje no Cemitério Bom Pastor e ficou maravilhosa a reforma. Preparamos o local para receber os visitantes no Dia de Finados. Fizemos uma praça de convívio, com 35 bancos, acesso para cadeirantes, um banheiro feminino e um masculino para deficientes e um gazebo (espaço cercado por jardins) para funcionários. Além da Capela para cultos eculmênicos, iluminação que acende e apaga automaticamente, corrimão para idosos e a substituição do piso de entrada do cemitério. Parabéns e meu carinho especial ao Pedro Scomparin, Wandeir Silva e a todos os funcionários do Cemitério.

Minha Casa, Minha vida

Já protocolamos 9.446 projetos de unidade habitacional na Caixa Econômica Federal. São 3.147 de Zero a 3 salários mínimos e de 6.299 unidades habitacionais de 3 a 6 salários minímos. Estou no aguardo da liberação pelo governo federal. Já começamos a construir 704 apartamentos do Conjunto Wilson Toni, pelo programa Minha Casa Minha Vida. Em Ribeirão, para incentivar a construção civil, estamos isentando ISS, ISSQN, ITBI e IPTU.

Parabéns aos Servidores Públicos

São os Servidores Públicos Municipais, a base de sustentação de um governo. Em comemoração ao dia do Funcionário Público, decretei ponto facultativo, na sexta-feira, 30 de Outubro. Também antecipamos o pagamento dos servidores, para esta quinta-feira, bem como o cartão alimentação. Agradeço a cada servidor pelo empenho, dedicação e compromisso com o serviço público do Município. Reconheço o valor dos servidores e sei que o sucesso de uma administração está diretamente ligada ao compromisso com sua equipe. Temos mais de 9 mil servidores, trabalhando para uma Ribeirão do futuro. No site da prefeitura, as realizações deste governo em benefício dos servidores. Parabéns e obrigada.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ficou maravilhosa

Ficou maravilhosa a iluminação da Castelo Branco. Colocamos 110 postes com 4 luminárias cada poste. Na hora que acendeu as luzes, fiquei emocionada. Aliás, não foi só eu....Todos que estavam lá, soltaram um belo sorriso de alegria. A obra como um todo, deu uma nova cara na entrada da cidade. Será um novo cartão postal, com certeza.

Duplicação da Henry Nestlé

Hoje a Câmara Municipal fez o repasse dos 6 milhões de reais para duplicação da Henry Nestlé. A obra irá beneficiar mais de 80 mil moradores em 18 bairros. São eles: Parque dos Servidores, Jardim Interlagos, Vila Abranches, Parque dos Lagos, Itanhangá, Jardim Juliana, Jardim das Palmeiras entre outros. No projeto está previsto até ciclovia. Se tudo der certo, quero começar a duplicação nos primeiros meses de 2010.

Daerp - Motos novas

No semestre passado, compramos uma retroescavadeira para o DAERP. Hoje entregamos 06 novas motos. Estamos trocando a frota, que está sucateada.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Desabafo

Fiz um desabafo ao Secretário Estadual da Saúde, Dr. Barradas, no último sábado. Os municípios estão arcando quase que sozinhos com os investimentos na área da Saúde. É preciso que haja um equilíbrio entre Municípios, Estado e União, com relação ao custeio financeiro. A nossa cidade recebe uma demanda muito grande de pacientes de outras cidades e não recebe repasses por esses pacientes. 70% da verba da saúde de Ribeirão são de recursos próprios.

Energias renováveis X Agronômos

Participei da 3ª Semana Agronômica realizada pela Aeaarp. A discussão tinha como objetivo fortalecer e divulgar pesquisas realizadas na área de energias renováveis e ações de fomento para a utilização dessas energias. Os agronômos também estão preocupados com o investimento que o governo federal tem feito em São Carlos, criando a cidade da bioenergia. Realmente precisamos afinar o discurso e não perder o espaço que conquistamos em termos de avanços e pesquisas. Somos responsáveis por 35% da produção de álcool do país e temos que transformar Ribeirão na Capital Mundial do Ethanol.

Centro de Inclusão Digital de Bonfim Paulista

Inauguramos hoje o novo Centro de Inclusão Digital de Bonfim Paulista. São 10 novos computadores, doados pela loja maçonica de Bonfim, que irão atender inicialmente 200 alunos. As aulas serão ministradas no Centro de Qualificação Profissional, pela Bit Company, outra grande parceira do projeto. Estamos vivendo uma era de modernidade e tecnologia. O mercado exige profissionais capacitados e preparados para o novo milênio. Por isso precisamos investir nessa nova geração.

domingo, 25 de outubro de 2009

Domingo com família e amigos

Sou grata pelo meu excelente domingo. Viajei com minha família para Viradouro, na casa do Paulinho Prefeito. Durante a viagem, colocamos um CD dos anos 60 e cantamos o percurso inteiro. Almoçamos em uma chácara, repleta de amigos. Lá tinha muitas crianças e meus filhos brincaram, jogaram baralho e nadaram. Na volta, eu e a Victória, soltamos a voz com Paralamas do Sucesso. O domingo foi realmente relaxante.

Parabéns Jubayr

Parabéns Jubayr Ubiratan Bispo, pelos seus 80 anos. No comando do Jornal O DIÁRIO, fazendo e escrevendo a história de Ribeirão.

sábado, 24 de outubro de 2009

Superação - Ursula Burns

Vencer é uma decisão da mente. A vida de Ursula Burns é uma das mais vistas em palestras de superação. Um verdadeiro exemplo de fé e persistência.

Moradia Popular - Casa para quem precisa

Ontem, tomou posse o Conselho de Moradia Popular. O objetivo é discutir Programa Habitacional de Interesse Social, atendendo as famílias mais carentes de nossa cidade. Já protocolamos mais de 8 mil unidades habitacionais, de zero a 6 salários mínimos, na Caixa Econômica Federal e aguardamos liberação. Esse foi um dos assuntos que pedi atenção especial a Dilma Rousseff, quando esteve em Araraquara.

Fantástica a Conferência de Cultura em Ribeirão

Foi muito prestigiada a 2ª Conferência Municipal de Cultura em Ribeirão. Mais de 300 pessoas de todos os segmentos participaram da discussão de políticas públicas na área da cultura. Esse documento será encaminhado ao Ministério da Cultura. A objetivo é valorizar a Cultura no ambito Municipal, Estadual e federal. A nossa galera ribeirãopretana é fera. Muito Bom o encontro!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Dia de Mobilização em Defesa dos Municípios

Hoje 23 de outubro, a Confederação Nacional dos Municípios realiza em todo país o Dia Nacional em Defesa dos Municípios. Uma iniciativa que tem como objetivo fazer a sociedade mobilizar e refletir sobre a atual situação dos municípios brasileiros, principalmente, os ocasionados pela queda das receitas neste ano de 2009.
Atualmente os municípios enfrentam sérias dificuldades .
A queda no repasse do FPM e a diminuição das atividades produtivas em vários setores têm feito muitos municípios paralisarem os investimentos em áreas importantes como saúde, assistência social, infra-estrutura, etc.....
Unir esforços e pressionar as demais esferas de poder e o Congresso Nacional para que adotem as medidas necessárias para o correto financiamento das políticas públicas é algo fundamental. Só com mudanças estruturais na relação entre os três níveis de governo será possível o fortalecimento dos municípios, local onde a população brasileira vive e, portanto, onde os recursos devem ser investidos de forma maciça.
Entretanto, o sucesso dessa luta depende de articulação política e da liderança de cada prefeita e prefeito brasileiro. É necessário reunir deputados, vereadores, imprensa, servidores públicos, entidades, cidadãos em geral, para exigir do Estado e da União um comprometimento maior na aplicação de recursos. Só assim estabeleceremos o equilíbrio entre Municípios, Estados e União.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Sucesso e o Fracasso

"O desânimo é uma das principais causas do fracasso. Um desejo fraco traz resultados fracos, assim como pouco fogo produz pouco calor. Sem persistência, a derrota é certa. Com persistência, o sucesso é certo".

Praça de Exercícios do idoso.

Até o projeto "Praça de Exercícios do Idoso" nós conseguimos em São Paulo ontem. Ribeirão está entre as primeiras cidades a receber o projeto do Fundo de Solidariedade do Estado. Dona Mônica Serra tem sido muito atuante. A Mara Pereira Alvim saiu do Palácio super alegre, porque já deixamos outro projeto sobre "Lençol "encaminhado. Depois te falo o que é, só deixa o Estado lançar primeiro o projeto.

Parque Rubens Cione

Até que enfim, o parque vai sair do papel. Será o maior da cidade, com quadra poliesportiva coberta, portais, oficinas, chafariz, palco, área para shows, ciclovia, trilha, lago e equipamentos para ginástica. O parque é cercado pelos bairros: - Arlindo Laguna, Paiva I e II, Jamil Cury, Paulo Gomes Romeu, Wilson Toni, Monte Alegre e Carlos de Lacerda Chaves. Vai ficar maravilhoso.

Fortec - Cursos

Ontem, com o Secretário do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, fizemos uma relação de cursos de 80 a 200 horas para a Fortec. Vou fazer uma pesquisa no site da Prefeitura, para saber quais os cursos rápidos mais procurados, para implantá-los.

Centro Dia "Quero Viver" do Idoso

Ontem, fui protocolar na Secretaria de Assistência Social do Estado, o pedido para implantação de um "Centro Dia - Quero Viver" em nossa cidade. Eu, Maria Sodré e Mara Pereira Alvim, discutimos com a equipe técnica a viabilidade. Saímos de lá com uma missão: - Achar o local ideal, com capacidade para atender 50 pessoas. O projeto é uma Creche Dia para os idosos carentes que não tem onde ficar, quando seus familiares vão trabalhar. Falei com o Promotor Carlos César Barbosa sobre o projeto. Vou convidá-lo a participar da próxima reunião em São Paulo com a Rita Passos, Secretaria da pasta.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Falei com os Ministros Dilma e Orlando Silva

Estive hoje em Araraquara, a convite do Prefeito Marcelo Barbieri, para recepcionar os Ministros Dilma da Casa Civil e Orlando Silva do Esporte. Com a Ministra, falei da necessidade de agilização dos projetos junto a CEF e de incentivar a construção civil para atender maior número possível de famílias carentes, de zero a 3 salários mínimos. Assim cumpriremos de fato o papel social do projeto Minha Casa, Minha Vida. Com o Ministro Orlando Silva, falamos de um projeto chamado "Segundo Tempo", visando atender 2 mil alunos para 2010, na área esportiva. Já encaminhei a documentação necessária para Ribeirão receber o repasse. Agora aguardo ligação para assinar convênio com o governo federal. O Prefeito Marcelo Barbieri está todo empolgado com a estréia do Ferroviária contra o Ituano, no novo estádio,dia 22, pela Copa Paulista de futebol. Realmente ficou maravilhoso a arena multiuso do Fonte Luminosa. Parabéns.

domingo, 18 de outubro de 2009

Fórmula 1

Fui hoje a São Paulo, a convite do Prefeito Kassab, para assistir a Fórmula 1. Muita gente esperançosa pelo fato do Rubinho ter decolado em primeiro lugar. Mas a alegria durou pouco. Ao meu lado, o Secretário de Transportes, Dr. Alexandre de Morais, fez um desabafo, quando o nosso piloto foi ultrapassado, dizendo: - Isso não Rubinho. No canto, observei o Kassab coçar a cabeça, sinal de nervosismo. A Senadora Kátia Abreu, para acalmar, começou a comer doce. Dez minutos antes do final, o deputado Rodrigo Garcia se despediu dos convidados, não ia esperar os últimos minutos. Assim foi acontecendo......Meu marido que chegou todo animado com a máquina fotográfica na mão, desmontou as lentes. Que pena que não foi o Rubinho.

Parabéns aos médicos

Parabéns a todos os médicos. São nossos grandes parceiros na manutenção da saúde e qualidade de vida. É uma profissão que exige dedicação, comprometimento e amor ao próximo. Nós entregamos a eles, o que existe de mais preciosos, que é a vida. Seja no bem estar físico ou mental, de todas as especialidades, meus cumprimentos pela data. Drª Carla, obrigada também pelo seu compromisso com Ribeirão.

sábado, 17 de outubro de 2009

Estudando PPP

Continuo estudando sobre PPPs. Fiz levantamento sobre alguns municípios que adotaram esse tipo de parceria e seu resultado. Paulínia, Campinas, São Paulo, Itú, São Carlos são exemplos de cidades. As PPPs têm como objetivo firmar parcerias entre administração municipal e empresas privadas a fim de assumir projetos e acelerar desenvolvimento. A criação de um Conselho Gestor é fundamental para o sucesso desses empreendimentos.
  • São Paulo, estabeleceu como meta principal para o Programa Municipal de Parceria Público-Privada (PPP) a construção de 500 creches no município.
  • Em S. Carlos, o Prefeito Barba implantou projeto de PPP para coleta de lixo.
  • Reino Unido, Austrália e Japão já estão maduros com relação as PPPs.
  • Canadá, Índia, França, Brasil, Estados Unidos, México e África do Sul – estão avançando neste sentido. Minas Gerais fez MG-050.
  • Em Ribeirão, o objetivo é construir um hospital com mais de 280 leitos, para atendimento do SUS.

Castelo Branco iluminada

Ontem, por volta das 20:30, ligamos a iluminação da Avenida Castelo Branco. Os ajustes continuam. Ficou um cartão postal. Realmente é uma bela obra para a nossa Cidade. Valeu o empenho de todos. Juntos somos fortes.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Fotos da Francisco Junqueira





A Avenida Francisco Junqueira está em fase de acabamento. Já foi colocada a rampa, o corrimão, a sinalização de solo e piso. A calçada terracota acompanha a cor do piso da Jerônimo Gonçalves. A mureta de contenção das águas e o paisagismo que estão sendo colocados, darão em breve um novo visual a uma das avenidas mais importantes de nossa cidade. Agradeço a paciência dos moradores e comerciantes, que junto comigo, vêem acompanhando diariamente a mudança na Chico Junqueira...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Parabéns APP

APP Ribeirão completa hoje 25 anos de atividades na cidade. Uma trajetória de sucesso e compromisso com a informação, qualidade e lealdade com o setor. Ver a união de tantos profissionais da publicidade, mostra que a categoria prioriza pelo bom relacionamento. Também servem de modelo de implantação a outros grandes municípios. São bons profissionais, preparados, capacitados e prontos, funcionando no mesmo ritmo da era moderna. Ah, a noite no Pedro II, foi memorável.

Mensagem


Ribeirão gerando emprego

Notícia positiva para todos nós de Ribeirão Preto. Nossa cidade é a 5ª do Estado de São Paulo em número de empregos formais. Hoje, no A Cidade, que passamos Osasco e São José dos Campos em oferta de vagas com carteira assinada no mês de setembro. Só no mês de setembro as empresa do município geraram 1.586 novas vagas com carteira assinada. O setor supermercadista ganhou um grande fôlego com a compra de unidades do Gimenes pela Ricoy e Carrefour. Agradeço a eles pelas recontratações. Além de criar novas vagas, garantiu os postos já existentes no setor, evitando o desemprego.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Horário de verão chegando

Adoro o horário de verão. Tenho a sensação de que o dia se torna mais longo e proveitoso, além do fator economia em nosso país.

Reabertura do Posto de Saúde do Ipiranga

Na reativação da UBS " João Paulo Bin" no Ipiranga, senti uma emoção muito grande. Havia algo de diferente no ar e enquanto entrava no posto, cumprimentando as pessoas, orei em pensamento, agradecendo a Deus pela obra. Observei o olhar dos funcionários da saúde, estavam alegres e comemoravam a volta ao local e nova cara da UBS. Uma senhora de nome Zelinda me abraçou, apertou minhas mãos, olhou nos meus olhos e disse: -"Prefeita, Jesus está aqui e feliz com o esforço de todos em prol da unidade. Continue firme, com esperança e perseverança, poís tudo é possível quando se tem fé". Valeu as palavras Zelinda. Agradeço e peço a Jesus que continue sendo meu companheiro no propósito de servir ao próximo. Obrigada a todos.

Parabéns aos Professores

Amanhã é Dia do Professor. Aproveito para cumprimentar a categoria pela dedicação e comprometimento com a Educação.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Tragédia em Ribeirão - Ventania faz vítimas

Infelizmente a ventania de ontem fez vítima. Regislaine Rezende, de 40 anos que foi atingida por uma árvore no início da tarde de ontem, faleceu nesta madrugada. Ela voltava do trabalho para casa de bicicleta durante o vendaval, quando a árvore caiu. Falei com a irmã dela, Maria, lamentando o ocorrido. Que Deus ampare a família neste momento difícil.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Primeira mulher a levar o Nobel de Economia

Hoje pela primeira vez na história do Nobel de Economia uma mulher como vencedora, a americana Elinor Ostrom, compartilhando a glória com o também americano Oliver Williamson. Neste ano, o número de mulheres condecoradas com o Nobel foi recorde.

Susto neste dia 12 de Outubro em Ribeirão

Ventos em Ribeirão chegaram a 66 km/hora e deixou muita gente assustada. A poeira vermelha cobriu a cidade. Tivemos 23 atendimentos em função de queda de árvores e outros incidentes. Infraestrutura, Transerp, Meio Ambiente, Guarda Municipal, Daerp e Corpo de Bombeiros de imediato foram acionados e entraram em ação. Amanhã as equipes de limpeza terão muito serviço, poís a cidade ficou muito suja. A intensidade da chuva não causou danos, graças a Deus. As equipes paralisaram agora a pouco e reiniciam amanhã pela manhã.

Parabéns a Guarda Municipal


Dia 10 de Outubro - Dia da Guarda Municipal. Parabéns a toda corporação e muito obrigada pela dedicação e comprometimento.

domingo, 11 de outubro de 2009

Como nasceu o Dia das Crianças ?


O dia das crianças foi criado na década de 20, pelo Deputado federal Galdino do Vale Filho e oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto no 4867, de 5 de novembro de 1924. A data só passou a ser celebrada na década de 1960, quando a fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson &Johnson, com o objetivo aumentar as vendas de produtos infantis. Assim, depois do sucesso da campanha, outras empresas aderiram e resolveram criar um único dia, o 12 de Outubro. Hoje é considerada a segunda data mais importante do ano para o ramo de brinquedos, sendo superada somente pelo Natal. Porém neste dia, precisamos deixar de lado a questão comercial, para dar lugar a discussões mais direcionadas, sobre direitos e justiça social, garantindo assim um amanhã mais promissor e um futuro mais feliz. Parabéns criançada.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

LAFER ROSA

Este carro é lindo.....maravilhoso. Um desses eu compraria.

Contra assédio, cidade no México introduz táxi cor-de-rosa para mulheres

A cidade mexicana de Puebla, localizada a 130 quilômetros da capital, inaugurou nesta semana uma frota exclusiva de táxi para mulheres como forma de evitar assédios. Chamados de "Pink Taxi" (Táxi Rosa), os veículos pintados de cor-de-rosa são dirigidos por mulheres e voltados para uma clientela feminina. "Mas fiquem tranquilos, porque isso aqui não vai acontecer."(Risos)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Prefeitos atrás de emendas

Hoje, no Congresso, me deparei nos corredores com vários Prefeitos. Todos com pedidos para os Deputados. Tinha até congestionamento de prefeitos em alguns gabinetes. Por volta do meio-dia, o gabinete do Presidente Michel Temer, estava lotado. Lá conversei muito com os prefeitos de Bebedouro e Guaraci. A preocupação geral é com a saúde. A União tem investido pouco nesta área repassando para os municípios a responsabilidade de aplicar uma fatia maior da dotação orçamentária.

Pedido de verba para reforma do Parque Exposições

Hoje estive em Brasília com o presidente da Câmara, deputado, Michel Temer. Fui agradecer a liberação da UPA 24 horas, reinvindicação do Deputado Baleia Rossi para o ano de 2009 e pedir a inclusão de mais uma em 2010. Aproveitei para reinterar o pedido feito também pelo Baleia para reforma do Parque Permanente de Exposições. A surpresa positiva é que o pedido para a reforma já está nas mãos do Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Agora é orar e aguardar.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

João Bosco e Vinícius

Hoje recebi a visita de João Bosco e Vinícius. Vão fazer a gravação do novo DVD em Ribeirão, com arrecadação de alimentos para o Fundo de Solidariedade.

Prefeito Hélio de Campinas visita Ribeirão Preto


Falamos sobre saúde, educação, desenvolvimento econômico e recuperação de créditos. A troca de experiências entre prefeitos tem sido muito positiva. Isso também tem acontecido em nossa região. As administrações precisam se profissionalizar e se adequar as novas realidades. Modernidade e gestão pública precisam andar juntos..

Não foi Tiradentes, foi D. Pedro I

Cometi um erro em 7 de setembro e troquei o nome de D. Pedro I pelo de Tiradentes ao me referir sobre quem deu o grito de Independência. Muitos já cometeram erros, não sou exceção. Portanto humildemente peço desculpas. Errar é humano, reconhecer é um dever.

sábado, 3 de outubro de 2009