sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Dia de Mobilização em Defesa dos Municípios

Hoje 23 de outubro, a Confederação Nacional dos Municípios realiza em todo país o Dia Nacional em Defesa dos Municípios. Uma iniciativa que tem como objetivo fazer a sociedade mobilizar e refletir sobre a atual situação dos municípios brasileiros, principalmente, os ocasionados pela queda das receitas neste ano de 2009.
Atualmente os municípios enfrentam sérias dificuldades .
A queda no repasse do FPM e a diminuição das atividades produtivas em vários setores têm feito muitos municípios paralisarem os investimentos em áreas importantes como saúde, assistência social, infra-estrutura, etc.....
Unir esforços e pressionar as demais esferas de poder e o Congresso Nacional para que adotem as medidas necessárias para o correto financiamento das políticas públicas é algo fundamental. Só com mudanças estruturais na relação entre os três níveis de governo será possível o fortalecimento dos municípios, local onde a população brasileira vive e, portanto, onde os recursos devem ser investidos de forma maciça.
Entretanto, o sucesso dessa luta depende de articulação política e da liderança de cada prefeita e prefeito brasileiro. É necessário reunir deputados, vereadores, imprensa, servidores públicos, entidades, cidadãos em geral, para exigir do Estado e da União um comprometimento maior na aplicação de recursos. Só assim estabeleceremos o equilíbrio entre Municípios, Estados e União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário