terça-feira, 27 de julho de 2010

A escala médica e nossas dificuldades - SAÚDE 5

Fiquei a semana passada inteira na Secretaria da Saúde, com as equipes discutindo escala. Também pedi um levantamento de onde estão todos os médicos e os horários que atendem em cada unidade. Esse levantamento ainda não chegou em minhas mãos, porque quero detalhado, se são 20, 40 ou 60 horas.

Nós temos 680 médicos na rede. São 5 UBDS e 30 UBSs (Atenção Básica) e 07 especialidades ( PAM2,CAPS2, CAPS3,NGA,DST/AIDS, NADEF e Ambulatório de Saúde Mental e 09 Núcleos de Saúde da Família). Impossível a equipe não conseguir colocar nas escalas os profissionais nos horários diurno, que é horário de grande fluxo de pacientes, para atender a demanda nos PAs (Pronto Atendimento).

Segundo o RH, depois que foi anunciado a readequação das escalas, alguns médicos apresentaram atestado de licença a saúde. O episódio tem ocorrido frequentemente quando da montagem da escala durante o dia. Quero que o Departamento de Medicina do Trabalho verifique detalhadamente para que não venhamos a cometer equívocos e expor ninguém. Se estão com licença a saúde, não podem também atender em consultório particular ou em outros locais. Não podemos admitir que estejam doentes para trabalhar na prefeitura e saudáveis para trabalhar em outros locais.

Uma Gerente de Unidade me disse hoje que durante 3 sextas-feiras,o médico faltou, levando atestado. Ele só tem ficado doente uma vez por semana, justamente no horário que tem que trabalhar, ou seja, cumprir seu horário fixo ( Compromisso com a Prefeitura). E segundo a gerente, ele já avisou que no próximo horário fixo também vai levar atestado. Neste caso, já pedi para acompanhar de perto. Se constatado má fé, será punido. A publicação da escala de médicos no site da prefeitura, foi muito positiva. Assim a população ficará sabendo quem e quantos estão na escala. Quem foi e quem faltou.

Eu, Dr. Stênio e a equipe de escala da saúde, estamos vivendo uma verdadeira pressão, de poucos, que nunca tiveram interesse que a saúde desse certo. Por outro lado, temos tido apoio de muitos profissionais, que tem compromisso com a saúde. E agradeço a esses muitos, que estão nos apoiando nestas decisões. Partiu de um grupo de médicos, o pedido para publicação da escala no site da prefeitura. Os que cumprem horário, acabam ficando com uma demanda muito grande de pacientes e por causa do volume de fichas para atender, acabam às vezes, sendo agredidos verbalmente pela demora. É preciso que sejamos justos.

A dificuldade da equipe está sendo em escalar médicos para trabalhar durante o dia, para escala fixa. Médicos durante o dia é a necessidade da prefeitura e do povo. A hora extra somente quando houver necessidade e aos finais de semana. Não quero confronto, quero resultado.

Quero que a população seja bem atendida e que o compromisso com o serviço público e com o povo, seja respeitado.

2 comentários:

  1. É isso mesmo. Se não ficar em cima o profissional relaxa. O grande problema desse país é exatamente a falta de fiscalização, cobrança e punição para aqueles que pensam que o serviço público é somente um cabide de emprego.
    Parabéns, prefeita conte conosco.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Digníssima prefeita,

    é necessário cautela ao se divulgar acontecimentos pontuais, pois quem vive o dia a dia do atendimento sabe que essa não é a realidade. A prefeitura sempre soube quem são os maus profissionais (que existem em todas as profissões), então puna-os, e não exponha e desrespeite todo um grupo que trabalha com dignidade e supera (ao menos tenta) diversas ingerências no seu dia-a-dia.
    Att, Bia

    ResponderExcluir