domingo, 18 de julho de 2010

Matéria EPTV sobre força do Twitter -Prefeita consegue 351 médicos para concurso depois de divulgação no twitter

Prefeita consegue 351 médicos para concurso depois de divulgação no twitter
Dárcy Vera chegou a ser bloqueada por estourar cota de twittes

18/07/2010 - 19:48

EPTV.com - Fabiana Assis

Blog, e-mail, Twitter, Facebook. Todas as formas de relacionamento virtual são usadas pela prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, para divulgar suas ações e entrar em contato com a população.

Recentemente, a prefeita twittou ferozmente para divulgar o concurso para contratação de médicos e chegou a ser bloqueada por três horas por estourar a cota de twittes. Ela mandou dezenas de mensagens para artistas, políticos e jornalistas, que são celebridades da rede, famosos por ter grande número de seguidores. “Acredito que atingi mais de 3 milhões de pessoas porque fui retwittada (teve sua mensagem encaminhada para a lista de seguidores) por pessoas com milhares de seguidores”, diz Dárcy.

Se a teoria dos seis graus da separação (Six Degrees) – que prega que são necessárias no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas - for verdadeira, podemos dizer que a prefeita está a seis cliques – ou seis retwittes de todas as pessoas do mundo.

Segundo a prefeita, seu trabalho no Twitter deu resultado. A prefeitura recebeu 435 inscrições de todo Brasil. Médicos de Goiás, dos estados do Sul, da Bahia se interessaram em trabalhar 20 horas semanais na rede de saúde de Ribeirão Preto e ganhar um salário de R$ 4.555,16. “Conseguimos 88 pediatras”, comemora.

Mas apenas 351 inscritos pagaram o concuros e deverão fazer a prova em agosto.

A repercussão do caso chegou a lugares inesperados. “Estive em Brasília e o motorista do taxi, quando soube que eu era de Ribeirão, me perguntou: -- A senhora sabe se a prefeita conseguiu contratar os médicos?”, conta.

Prefeita high tech
Dárcy Vera começou a usar o Twitter em novembro do ano passado. Até este o momento em que esta matéria foi ao ar neste domingo (19), tinha 2.727 seguidores, quatro vezes mais que o twitter da prefeitura. A sua página é rosa, cor que marcou sua campanha e está sempre associada à prefeita.

“O Twitter é uma ferramenta muito rápida, com uma linguagem mais direta e mais prática. Eu posso dar logo a minha versão dos fatos,”, comenta a prefeita que apoia os candidatos que estão usando a ferramenta para conquistar eleitores. “É um mecanismo muito bom de aproximação”, diz.

Como a maioria das pessoas públicas, há perfis falsos da prefeita Dárcy Vera, mas apenas um dele chegou a incomodar porque começou a receber solitações e a respondê-las de maneira ofensiva. A prefeita registrou um boletim de ocorrência e a página foi tirada do ar. Agora, a polícia investiga quem foi o autor da fraude.

Agora ela usa aplicativos de busca que informam todas as citações de seu nome. Também usa o aplicativo TweetDeck para gerenciar seus amigos e os twittes e as mensagens que recebe. A página fica aberta permanentemente e o silêncio do seu gabinete é quebrado a todo momento pelo barulhinho do aviso de novo twitte e, em caso de necessidade de resposta urgente, ela é dada no ato. Quando está fora, Dárcy usa o Blackberry para postar suas mensagens.

A frase preferida quando questionada sobre a rapidez das suas respostas é “preciso matar o leão do dia, senão amanhã são dois”.

Insone, a prefeita aproveita o sossego do início da madrugada para responder às mensagens ou encaminhá-las aos seus assessores. As mensagens do Facebook ela responde somente aos domingos.
Cada uma das redes sociais tem o seu objetivo. “Eu uso o Orkut para falar com a galera mais jovem, já no blog eu posso ser mais pessoal, colocar minhas opiniões. Falo de família, de planta, de cozinha, que são assuntos dos quais gosto muito”, diz a prefeita.

Clique aqui para ver o blog da prefeita Dárcy Vera: www.darcyvera.blogspot.com

Veja o twitter da prefeita: http://twitter.com/darcy_vera

A sua rede na web deve aumentar ainda mais. A prefeita prepara um novo site para entrar no ar em breve.

Interação
Muitas solicitações recebidas pelo Twitter, pelo Facebook ou pelo blog, Dárcy dá encaminhamento pelo seu e-mail pessoal. Ela garante que aproveita muitas ideias enviadas pelos internautas.

Foi pela rede que ela conheceu o trabalho de um grupo de universitários sobre bullyng que quer aproveitar em uma campanha na rede municipal de ensino. “Nossa conversa começou com uma crítica de um deles em relação a mim e, no final, ele acabou me ajudando com o trabalho dele”, diz a prefeita.

Também foi uma sugestão de um internatuta, dessa vez pelo blog, que determinou a colocação de plantas ao longo do muro do ribeirão Retiro Saudoso, na avenida Fábio Barreto. “Era para ser tudo concretado, mas aceitei até as sugestões de que plantas deveria colocar”, conta.

A prefeita recebe de 800 a 1,2 mil mensagens por dia pelas diversas redes sociais e por e-mail. Há pedido de pista de skate, elogio a atendimento em serviços municipais, reclamação de buraco, pedido para conhecer o Roberto Carlos, pedido do telefone de prefeitos da região... “Também recebo mensagem de gente que quer saber quem é meu cabelereiro, qual o meu perfume ou onde comprei meu vestido”, diverte-se Dárcy.

Quem quiser pode ter o e-mail da prefeita. Em determinada ocasião, uma artista plástica criticou Dárcy na fila da carne em um supermercado da cidade. “Ela reclamou que não conseguia espaço para expor seu trabalho”, conta. Na mesma hora recebeu escrito em um saquinho de supermercado o e-mail pessoal da prefeita para expor o seu problema. Após uma troca de e-mails entre a artista, a prefeita e um dos seus assessores, ela deverá expor na Casa da Cultura, em breve.

Médicos
O concurso divulgado pela prefeita Dárcy Vera no Twitter deverá empregar 42 novos médicos e fazer um cadastro de reserva. As vagas mais urgentes são para cobrir os profissionais que saíram da rede municipal por aposentadoria ou por se demitirem. Há também planos para exender o atendimento em alguns postos até às 21h e implantar uma unidade de atendimento 24 horas. “Acredito que teremos mais cem médicos até o final de 2011”, afirma a prefeita.

Além do Twitter, a prefeita usou outras ferramentas da internet para lidar com a crise dos médicos, iniciada há três meses por um impasse sobre o reajuste salarial da categoria. Durante as inscrições do concuros, ela colocou um pop up na página da prefeitura, que agora está sendo usado para a divulgação de outros concursos.

Também no site da prefeitura, ela passou a publicar a escala diária dos médicos. “Foi um pedido da população e dos próprios médicos. Deu certo. Na sexta-feira (17), não faltou nenhum médico”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário