quinta-feira, 17 de março de 2016

Região Metropolitana: o sonho está se concretizando


Na última segunda-feira, aconteceu a primeira audiência pública sobre a implantação da Região Metropolitana  de Ribeirão Preto (RMRP). O evento reuniu deputados, vereadores e lideranças políticas que também sonham, assim como eu, com a institucionalização da RMRP.
O meu trabalho começou em 2006 quando era Deputada Estadual e apresentei o Projeto de Aglomerado Urbano, que funciona como um primeiro passo para a Metropolização. Na época, conversei com prefeitos, vereadores, Associações Comerciais, de bairros e entidades do terceiro setor da região, sobre a importância de estarmos sensibilizados e sincronizados para uma integração regional em todos os setores. Hoje, como prefeita de Ribeirão Preto, posso garantir a todos que com essa união regional iremos produzir excelentes frutos para o desenvolvimento.
O grande objetivo das audiências públicas é pensar em conjunto para que nossa região se prepare buscando melhorias para os próximos 50 anos. A Região Metropolitana facilitará soluções prioritárias em questões regionais de saúde pública, habitação, ensino, desenvolvimento econômico, além de outros, visando uma maior expansão industrial, e também conseguirmos mais incentivos ao comércio, à prestação de serviços e todas  as atividades econômicas. Destaco que o  foco sempre é a melhoria da qualidade de vida da população.
Pela nova proposta, a Região Metropolitana de Ribeirão Preto terá inicialmente 34 cidades que juntas possuem uma população de quase 2 milhões de habitantes e uma área aproximada de 14,8 mil de quilômetros quadrados.
Sabemos que não será fácil administrar uma Região Metropolitana formada por tantos municípios. Os exemplos estão por todo o País que este não é o modelo ideal, mas que politicamente foi o que preferiram. Então, precisamos nos organizar para um trabalho conciso e efetivo diante de alguns problemas urgentes que nos permeiam diariamente.
Trabalho este que tratá muitos benefícios para toda a região e, lógico, para Ribeirão. Propus a criação do Aglomerado Urbano e depois completei com vários requerimentos transformando-o em Região Metropolitana.
E agora sim vejo quase realizado o sonho de podermos buscar formatos de gestão regional em comum, propondo pactos metropolitanos viáveis aos nossos interesses. É nossa oportunidade para formarmos parcerias e desenvolvermos ações prioritárias em saneamento básico, saúde, educação, limpeza pública, transporte coletivo, meio ambiente, habitação, infraestrutura entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário