quarta-feira, 30 de março de 2016

A MENINA QUE EMOCIONOU O MUNDO

Esta semana, o país inteiro se comoveu com a história da Lorena Reginato, uma garota de 12 anos que decidiu enfrentar o tratamento de um tumor no cérebro com muita criatividade e alto astral: ela grava vídeos em que fala sobre a sua recuperação, sem esconder os poucos fios de cabelo.

Particularmente, fiquei extremamente emocionada com a força desta menina, tão determinada e corajosa. Ela é de Jaú e passou por uma cirurgia de retirada de um tumor no cérebro. Hoje, segue com o tratamento no Hospital das Clínicas, aqui em Ribeirão Preto.

Ao decidir se expor na internet, a mensagem que ela está passando é a de que podemos escolher a forma como encaramos as nossas dificuldades. E é sobre este assunto que eu gostaria de escrever aqui hoje.


Acredito que há uma força dentro de cada um de nós, intrínseca e singular, que nos faz capazes de superar os nossos obstáculos. Claro que não é fácil: às vezes, parece que as dificuldades são tão grandes que fica impossível imaginar que consigamos passar por elas. Mas hoje, depois de encarar diversos desafios em todas as esferas da minha vida, eu posso dizer: tudo isso passa. A diferença sempre será a maneira como lidamos com as situações.

As dificuldades vêm para que possamos aprender com elas, nos fortalecer e nos transformar em seres humanos cada vez melhores – não apenas aos outros mas, principalmente, a nós mesmos. E como é inspirador encontrar pessoas, como a Lorena, que nos transmitem tamanha coragem!

Em situações de adversidade, a nossa força interior pode ser externada sempre com uma dose de criatividade que carregamos dentro de nós, com os recursos que nos são disponíveis. A garota, por exemplo, grava os vídeos de sua casa, aparece sorrindo e brincando o tempo todo. Em uma gravação ela diz: “Eu sou careca, olha que careca linda”. 

foto: arquivo pessoal

É motivador, é inspirador – e certamente fez com que muitas pessoas, que estão passando por momentos tão difíceis, tenham força para conseguirem seguir adiante. Além disso, ela também despertou em milhões de pessoas o sentimento da empatia: a habilidade de se colocar no lugar do outro. Quanto mais conseguimos fazer este papel, mais será possível estender a mão para dar auxílio e suporte a quem precisa. É nisso o que eu acredito e vivencio no meu dia a dia. 

Obrigada, Lorena, por mostrar toda a sua força e coragem! Que possamos encontrar mais “Lorenas” que nos inspirem a encarar nossos desafios com garra e leveza, por toda a nossa vida.
 (Publiquei este artigo hoje no jornal Tribuna, de Ribeirão Preto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário