terça-feira, 19 de maio de 2015

Obstáculos do dia-a-dia

Hoje foi um dia daqueles. Corrido, cheio de compromissos e muito trabalho. Não muito diferente de minha rotina. Às vezes falta tempo até para almoçar e acho que até já me acostumei com isso. Mas hoje, além de tudo isso, aconteceram algumas coisas que me levaram a escrever este texto.

Todos os dias recebo mensagens de moradores de Ribeirão Preto e acho isso muito importante. Mas algumas dúvidas, pedidos, críticas, são comuns a todos e é importante deixar claro questionamentos que sempre aparecem. Por exemplo: Hoje recebi uma mensagem de um munícipe querendo saber por que o policiamento não faz ronda no bairro dele. Expliquei que a programação é feita pela Polícia Militar e a administração e responsabilidade são do Estado. Mas que iria encaminhar o pedido ao Coronel responsável pela Polícia Militar na nossa região e pedir que verificasse a possibilidade de ronda em seu bairro. Pouca gente sabe o que é responsabilidade de quem - da União, do Estado ou do Município. E quando sabemos quem é responsável por qual tarefa, fica mais fácil e melhor cobrar. Cobramos de quem tem o dever de fazer. Cobramos dos responsáveis. Isso é fundamental.

Depois disso, recebi uma notícia de minha equipe da Coordenadoria de Limpeza. Fizeram um mutirão em uma praça e a deixaram limpinha. Os funcionários foram almoçar e voltaram para continuar o trabalho próximo ao local. Quando chegaram, tiveram uma triste surpresa: em menos de 1 hora, alguém foi lá e sujou de novo. O que aconteceu? 

Já haviam feito depósito de materiais de construção na praça e assim é quase sempre... Se não houver consciência, não há como manter a cidade limpa. Muita gente faz a limpeza nos jardins e fundos de residências e colocam o lixo na calçada, no meio-fio, na rua. Dizem, depois, que o bairro está sujo. Eu e as equipes recebemos críticas por isso.  Mas, quem jogou o lixo no lugar errado? 

Além disso, existe a necessidade de deixar o lugar livre para circulação. O cadeirante, o pedestre, o carro precisam locomover. Uma cidade limpa depende de todos nós. Não apenas de mim ou dos funcionários, com suas mãos calejadas e cansaço marcado nas linhas de seus rostos. Tem bairro onde é preciso limpar bueiros toda semana, todo mês. Sacolas plásticas, fraldas, caixas de leite, roupas, pneus, materiais de construção... Sei que ainda assim, ainda há muita coisa para eu fazer pela cidade. Mas em alguns casos, como esse, a colaboração dos moradores é fundamental.

Vamos ajudar a manter a cidade limpa. Depende de todos nós. 

Desculpe o desabafo, mas existe muita gente para criticar e pouca gente para colaborar. Faça parte da campanha de esclarecimento que a responsabilidade de manter a cidade limpa é de todos nós. Nos ajude!


Nenhum comentário:

Postar um comentário