quarta-feira, 20 de maio de 2015

Conservar a limpeza: uma tarefa de todos.

Dárcy Vera
Prefeita de Ribeirão Preto

Ontem passei pelo bairro Lagoinha, em Ribeirão Preto. Vi caminhões da equipe da Coordenadoria de Limpeza Urbana trabalhando na região, retirando lixo e preservando o local. Conversei com as equipes e mais uma vez tive uma informação que me deixou triste. O trabalho tem sido feito com intensidade em várias regiões de nosso município. Mas tem durado pouco. Grande parte das áreas que foram limpas receberam, dias depois lixo.

Esse caso aconteceu recentemente no Quintino, onde as equipes trabalham em regime de mutirão para deixar o bairro mais limpo e organizado. Ali a limpeza, feita em dias, durou apenas horas. Os espaços que foram completamente limpos voltaram a acumular móveis, garrafas, roupas...

Cabe ao poder público não medir esforços para manter a cidade apresentável, mas, mais do que isso, higiênica, garantindo o bem estar à população dos bairros. Isso é incontestável. Faz parte do trabalho da Prefeitura de Ribeirão Preto manter as equipes nas ruas e batalhar incansavelmente pela limpeza de nossa cidade.

Eu mesma já vi algumas vezes. Parei e fotografei momentos que não acreditei: pouco tempo após a limpeza, locais todos sujos. Além de tristeza, há uma sensação de falta de cuidado com nossa cidade, com Ribeirão Preto. Cada bairro, cada rua, cada morador nos ajuda a construir, diariamente, o nosso município. É um trabalho diário e conjunto, de todos nós.

Não é apenas o nosso caso, mas em todas as cidades. Não basta o poder público (seja prefeitura, Estado ou União) trabalhar. Isso, claro, tem que acontecer. Mas é preciso colaboração de todos. Temos de estar juntos e trabalhando no mesmo compasso.

Neste momento, a Coordenadoria de Limpeza Urbana segue o trabalho no Quintino e também no Simioni, em mutirão de limpeza nas regiões.


Ajude nessa conscientização com seus amigos, vizinhos e quem mais puder colaborar conosco. Todos nós precisamos preservar nossa cidade e fazer de Ribeirão Preto um lugar cada vez melhor. Apenas juntos vamos conseguir atingir esse objetivo, afinal de contas, ninguém faz nada sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário