Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff anunciou sua volta ao Twitter. Anunciou também páginas do Palácio do Planalto e um perfil no Instagram. Agora, a presidente está novamente conectada à rede.
Desde 2009, em meu primeiro mandato como prefeita, aderi às redes sociais. No início, era o Orkut, o Twitter – que mantenho até hoje – e um blog, onde eu posto textos e notícias. Depois, comecei a usar o Facebook e o Instagram. Hoje, esses perfis são muito importantes, não só para que eu mantenha contato com a população, mas para que também sejam encaminhadas as solicitações dos moradores de nossa cidade.
Por semana, recebo milhares de mensagens em todas as minhas contas – isso sem contar os e-mails. Faço questão de ler todos os recados e responder. Faço questão de postar informações sobre o município e também sobre assuntos que acho importantes, não apenas da cidade, mas do Brasil e do mundo. É pelo Twitter, pelo Facebook, pelo Instagram e pelo blog que falo sobre os livros que estou lendo, que troco ideias, que recebo sugestões e críticas. É pelas redes sociais que respondo os cidadãos que ajudam a construir Ribeirão Preto e que também se preocupam com nossa cidade. É pela internet que consigo manter contato diário com ribeirão-pretanos de todos os bairros, de todas as regiões.
A rede social dá agilidade à comunicação. É uma ferramenta necessária e moderna. A tecnologia criou uma aproximação e interação maiores, encurtando os caminhos e facilitando resultados.
Para mim, o contato pela rede social é fundamental nos dias de hoje, pois as informações são divulgadas a toda velocidade. É fundamental, também, pois os serviços públicos podem ser agilizados. O número de solicitações ocupa boa parte dos pedidos online, antes feitos apenas via 0800 - atualmente 156, que agora também recebe ligações de aparelhos celulares.
A demanda de solicitações pela rede social é tamanha que foi preciso modernizar a forma de conversar com o cidadão. Por isso, foi necessário criar páginas da Prefeitura no Facebook e no Twitter.
O Fala Cidadão também tem seus perfis, assim como o Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto). Tudo isso para que o serviço público esteja conectado 24 horas por dia. Para que os funcionários públicos estejam à disposição da população quando a necessidade aparecer. E para que a Prefeitura esteja conectada a cada cidadão. É assim que deve ser. É isso que a modernidade exige do ente público.
É claro que não dispenso o contato pessoal. Por isso, faço questão, além de trocar mensagens e comentários com o pessoal da internet, de encontrá-los pessoalmente, de visitar os bairros e de ver qual o resultado efetivo de todo esse contato virtual. E digo a vocês: esse resultado é muito positivo. Positivo, pois o serviço público não deve ser tratado de forma mecânica, deve ser tratado de forma humana. É preciso que a população tenha retorno, tenha uma satisfação e tenha uma resposta sobre o que foi feito, sobre prazos e sobre os projetos. Isso é fundamental.
Aproveito este espaço para agradecer a todos que se utilizam das redes sociais. Que acessam minhas páginas ou a página da Prefeitura. Agradeço quem me envia mensagens, comentários, sugestões e solicitações. Essa interação é importante e fundamental para dar agilidade aos serviços.
Dárcy Vera
Prefeita de Ribeirão Preto
(artigo publicado na edição de 1 de outubro de 2013 do jornal Tribuna, de Ribeirão Preto)
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