quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A Internacionalização do Leite Lopes


Internacionalizar o Aeroporto Leite Lopes sempre foi uma de minhas batalhas à frente da Prefeitura de Ribeirão Preto. Ampliar galpões, número de voos, pista e aumentar a capacidade de carga e descarga. Tudo isso para dar mais estrutura aos passageiros e às empresas. Nosso aeroporto terá mais capacidade para atender todos. São passos importantes e fundamentais. E eu tenho trabalhado incansavelmente para que o Leite Lopes se desenvolva.

Nos últimos dias, recebi empresários e representantes de indústrias de Ribeirão Preto que se mostram preocupados com o andamento das obras no aeroporto. Confesso que também estou. Algumas matérias que tenho lido sobre o assunto despertam esse sentimento.

Por exemplo, o Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), do Ministério Público, e a Associação de Moradores do Jardim Aeroporto querem um EIA-Rima (Estudo de Impacto Ambiental - Relatório de Impacto Ambiental) para que as obras tenham andamento.

A realização de mais um longo estudo atrasaria as obras e, consequentemente, atrasaria toda a chegada de um investimento que será aplicado na ampliação do Leite Lopes. Há um cronograma a ser cumprido. Os empresários, os passageiros e a população contam com o cumprimento das datas e com a agilidade nas obras.

Representantes do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) contam com essas obras e com o cronograma. Eles estiveram na Prefeitura e se mostraram preocupados com o prazo. Também recebi, na última semana, o Sindicato dos Metalúrgicos, que fez um estudo detalhado sobre o perfil das empresas que já se instalaram em Ribeirão e qual o perfil das empresas que podem se instalar. Aí, apresentaram mais um dado importante com relação ao Leite Lopes.

Segundo o estudo do Sindicato, a internacionalização do aeroporto é fundamental para manter as indústrias que já estão em Ribeirão Preto e na região. Também é imprescindível para atrair novas empresas. Ou seja: Ribeirão Preto pode deixar de receber novas indústrias e pode até perder as que já estão no Distrito Empresarial, caso o Aeroporto Leite Lopes não seja concluído dentro do prazo estabelecido no cronograma.

Nesta semana, novas reportagens sobre o aeroporto mostram que o Governo Federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil, aprovou o projeto de obras no Leite Lopes. Serão obras para modernizar o espaço, financiadas com verbas federais, que devem ser licitadas no início do ano que vem.

Enquanto isso, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), abriu licitação para complementar o projeto executivo do túnel da Avenida Thomaz Alberto Whately, que vai permitir o deslocamento da pista de pouso e decolagem. De acordo com os prazos, o projeto executivo deverá ser entregue também no início do ano que vem. A data de abertura estipulada no cronograma, porém, é dezembro deste ano.

O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), que administra o Leite Lopes, afirma que, apesar disso, as obras terão o prazo determinado cumprido.

Em 5 de julho do ano passado, assinei um convênio com o governador Geraldo Alckmin para o investimento no aeroporto. Mais de um ano se passou. E minha batalha continua para que o cronograma não seja deixado de lado.

A ampliação do Aeroporto Leite Lopes representa desenvolvimento e geração de emprego e renda para toda nossa região. Agiliza o trabalho das empresas. Dá mais conforto e estrutura aos passageiros. Amplia a capacidade de exportação e importação.

Não vou parar enquanto nosso aeroporto não sair do papel. É preciso garantir o terminal alfandegário funcionando. É preciso melhorar a estrutura para os taxistas, com cobertura. É preciso um corredor de passageiros coberto até o ponto de táxi – assim, quando estiver chovendo, ninguém precisa se preocupar. Durante todo esse tempo, vou cobrar pelo cumprimento do cronograma das obras.  É um ganho para Ribeirão Preto. É um ganho para todos nós.

Dárcy Vera
(artigo publicado na edição de 30 de outubro de 2013, no Jornal Tribuna de Ribeirão Preto)

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