quarta-feira, 29 de abril de 2015

Mais uma Agrishow de sucesso

Dárcy Vera
Prefeita de Ribeirão Preto

Nesta segunda-feira, estive na abertura da 22a Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina. Um dos maiores eventos do setor do mundo. Uma vitrine do agronegócio, que traz desenvolvimento, oportunidades e amplia horizontes do setor.

Esta edição reúne mais de 800 expositores. São 440 mil metros quadrados de área, onde ficam estandes de diversas marcas e com muitas novidades do setor. A feira vai até o dia 1 de maio e, nesse período, são esperadas mais de 160 mil pessoas.

A Agrishow, uma jovem de 22 anos, ainda tem muita história pela frente. E tão bacana quanto isso é que o futuro dela está ligado a Ribeirão Preto. Em 2009 conseguimos a permanência da feira em nossa cidade por mais 30 anos. Foi uma grande conquista! O “Fica Agrishow” angariou mais de 100 mil assinaturas de pessoas como eu e você, que se importam com o desenvolvimento de nossa cidade e de nossa região. Mais de 100 mil pessoas que queriam a Agrishow.

Na edição deste ano, a feira gera mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. Fomenta o comércio de Ribeirão Preto e muitos outros municípios do entorno. Nossa cidade tem a capacidade de hotéis lotada nesse período. Restaurantes, comércio, bares, shoppings... A movimentação é intensa e podemos perceber a cada momento.

Este, inclusive, é um ano diferente para a Agrishow e para todos nós. Em meio aos obstáculos financeiros que o País enfrenta, a criatividade passou a ser fundamental para evoluirmos a economia brasileira. Esse crescimento só é possível se buscarmos alternativas para as dificuldades. E a Agrishow tem mostrado muitas oportunidades para superarmos esses desafios. São inovações no setor e novidades para a região de Ribeirão Preto, que é responsável por 33% de todo o etanol e do açúcar produzidos no Brasil.

A Agrishow é realizada, mais uma vez, com seu sucesso incontestável. A combinação perfeita de inovação com trabalho. De empenho com dedicação. De organização com atitude.

Parabenizo aqui todos os trabalhadores envolvidos nesta feira, que tem uma história de muitas realizações. Parabenizo, também, Maurílio Biagi, que esteve à frente da presidência da feira por anos, realizando um excelente trabalho. Desejo boa sorte a Fabio Meirelles, que assumiu o cargo de presidente da Agrishow.


E desejo, também, que este seja mais um ano de sucesso, de resultados positivos e de realizações. Torço por uma história mais longa e de ainda mais conquistas para essa grande feira, que destaca o potencial econômico e agrícola de Ribeirão Preto e região.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Vejam o que foi encontrado nessa boca de lobo!

Hoje, a equipe da Coordenadoria de Limpeza Urbana realizou a limpeza de uma boca de lobo na Praça Maria Bonfá Cangemi, no Quintino. Quando me passaram as fotos, fiquei impressionada. Havia muita coisa jogada ali: garrafas PET, sapatos, embalagens, latinhas, muito plástico e muito lixo!

Aqui estão as fotos para vocês verem o ANTES e o DEPOIS.

 ANTES



 DEPOIS



Quando tiverem qualquer solicitação sobre LIMPEZA URBANA, podem entrar em contato direto com o Serviço de Atendimento ao Munícipe, pelo telefone 156.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Crise: perigo e oportunidade

Dárcy Vera
Prefeita de Ribeirão Preto


Quando isolamos nossa cidade de todo o País, encontramos nela problemas e soluções que pensamos ser únicos, exclusivos. Pensamos que apenas nosso município encontra tais desafios e precisa superar. Reclamar e criticar é muito fácil. Mas isso muda quando buscamos as razões ou quando procuramos entender o que de fato está acontecendo.

O que chega a ser indiscutível é a dificuldade financeira enfrentada pelas cidades brasileiras. A queixa dos prefeitos é a mesma. Em todas as reuniões que participo, junto com representantes de outras cidades, a voz é uma só: faltam recursos para atender a demanda.

Prova disso é o levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que avaliou a situação das cidades junto ao Cadastro Único de Convênios (Cauc), do Governo Federal, em fevereiro deste ano. Dos 5.568 municípios do País, 78%, o equivalente a 4.344 cidades, tiveram algum apontamento de irregularidade. Por causa desses apontamentos, 3.115 ficaram listados no Cauc – o que, dependendo de cada caso, pode inviabilizar o recebimento de verbas, repasses, entre outros.

Em Ribeirão Preto já comentei, diversas vezes, sobre essa dificuldade. Inclusive, há pouco mais de um mês, anunciei medidas que seriam tomadas – e que estamos tomando – para que sejam reduzidos os gastos e para que nossa cidade possa continuar a fazer os investimentos de acordo com as necessidades.

O que parece simples na teoria, é um grande desafio na prática. Nesta semana, o Governo do Estado do Paraná também divulgou um pacote de ações para aumentar a arrecadação e diminuir os gastos. O projeto prevê o contingenciamento de R$ 11 bilhões para o ano de 2015, além de alguns cortes, como extinguir a gratificação por tempo de serviço aos trabalhadores.

As medidas do Paraná são apenas as mais recentes, mas estão longe de ser as primeiras. Já comentei, aqui mesmo nesta coluna, as ações de municípios, Estados e da própria União, com o mesmo objetivo: economizar.

O momento de crise financeira que vive o País reflete nas cidades, reflete no bolso de cada contribuinte e na redução de investimento nos municípios. É um momento difícil, mas que não pode ser definitivo.

Talvez a lição para superarmos esse obstáculo esteja do outro lado do mundo. Na China, a representação da palavra crise é uma junção de dois ideogramas: um que significa perigo e outro oportunidade.

Encarar a crise como um momento difícil, que pode ser superado com criatividade, gerando novos horizontes, pode ser um bom incentivo para trabalharmos pela vitória.

sábado, 11 de abril de 2015

UM POUCO DE COMO ME SINTO


Há alguns dias eu estava muito triste. Um dos vários motivos foi a greve dos servidores públicos, que, mesmo com decisão judicial, deixou de atender vários munícipes. Por mais que você faça, sempre tem os descontentes. Uma pequena minoria de servidores buscam direitos, mas esquecem de cumprir seus deveres. O que mais me magoa é saber que um munícipe, que paga o salário do servidor através de seus impostos, é tratado mal quando busca atendimento.

Recebi uma mensagem pelo Facebook que uma pessoa que foi levar o seu pai de 88 anos, no posto de saúde para fazer um curativo, pois o mesmo era idoso e precisava urgente do atendimento. A atendente respondeu que já passava das 11 horas e era para voltar das 13 às 15 hs da tarde, como se tivesse que ter hora para machucar.  Indignada, a munícipe postou a foto do machucado de seu pai no Facebook e desabafou me marcando. Absurdo  mesmo pedir para um senhor de idade, com tamanho corte, voltar depois do almoço para atendimento. 

Outro dia, uma senhora me mandou uma mensagem dizendo que faltavam 5 minutos para fechar o posto de saúde e uma atendente disse que já tinha terminando o expediente. Ela implorou por atendimento e sua filha não foi vacinada. Teria que voltar no outro dia.

E assim tantas e tantas histórias que chegam diariamente por mensagem, e-mail e reclamações no site da Prefeitura. Poxa, quem prestou concurso público para atender as pessoas, precisa atender bem. É preciso atender bem profissionalmente, com educação e a alegria de saber que é justamente quem busca por ajuda que paga seu salário. Somos uma equipe. E equipe trabalha unida pelo bem do próximo. Entendo que é preciso melhoria na qualidade de infraestrutura e ainda há muito o que fazer. Mas educação, profissionalismo e respeito ao próximo é o dever de todos nós. Eu enfrento batalhas diárias e imploro a DEUS todos os dias por ajuda.  Meu objetivo é sempre fazer o melhor. Nem sempre acerto. Como todo ser humano que erra e acerta. Preciso ser forte e corajosa para enfrentar os desafios que a vida coloca na minha frente. Por isso, digo sempre: o nosso patrão é o povo. É para ele que trabalhamos. Desculpem o desabafo, mas resolvi deixar o meu coração falar.