quinta-feira, 23 de abril de 2015

Crise: perigo e oportunidade

Dárcy Vera
Prefeita de Ribeirão Preto


Quando isolamos nossa cidade de todo o País, encontramos nela problemas e soluções que pensamos ser únicos, exclusivos. Pensamos que apenas nosso município encontra tais desafios e precisa superar. Reclamar e criticar é muito fácil. Mas isso muda quando buscamos as razões ou quando procuramos entender o que de fato está acontecendo.

O que chega a ser indiscutível é a dificuldade financeira enfrentada pelas cidades brasileiras. A queixa dos prefeitos é a mesma. Em todas as reuniões que participo, junto com representantes de outras cidades, a voz é uma só: faltam recursos para atender a demanda.

Prova disso é o levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que avaliou a situação das cidades junto ao Cadastro Único de Convênios (Cauc), do Governo Federal, em fevereiro deste ano. Dos 5.568 municípios do País, 78%, o equivalente a 4.344 cidades, tiveram algum apontamento de irregularidade. Por causa desses apontamentos, 3.115 ficaram listados no Cauc – o que, dependendo de cada caso, pode inviabilizar o recebimento de verbas, repasses, entre outros.

Em Ribeirão Preto já comentei, diversas vezes, sobre essa dificuldade. Inclusive, há pouco mais de um mês, anunciei medidas que seriam tomadas – e que estamos tomando – para que sejam reduzidos os gastos e para que nossa cidade possa continuar a fazer os investimentos de acordo com as necessidades.

O que parece simples na teoria, é um grande desafio na prática. Nesta semana, o Governo do Estado do Paraná também divulgou um pacote de ações para aumentar a arrecadação e diminuir os gastos. O projeto prevê o contingenciamento de R$ 11 bilhões para o ano de 2015, além de alguns cortes, como extinguir a gratificação por tempo de serviço aos trabalhadores.

As medidas do Paraná são apenas as mais recentes, mas estão longe de ser as primeiras. Já comentei, aqui mesmo nesta coluna, as ações de municípios, Estados e da própria União, com o mesmo objetivo: economizar.

O momento de crise financeira que vive o País reflete nas cidades, reflete no bolso de cada contribuinte e na redução de investimento nos municípios. É um momento difícil, mas que não pode ser definitivo.

Talvez a lição para superarmos esse obstáculo esteja do outro lado do mundo. Na China, a representação da palavra crise é uma junção de dois ideogramas: um que significa perigo e outro oportunidade.

Encarar a crise como um momento difícil, que pode ser superado com criatividade, gerando novos horizontes, pode ser um bom incentivo para trabalharmos pela vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário