quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Causa Animal: trabalho intenso em Ribeirão Preto

Na semana passada, a Prefeitura de Ribeirão Preto divulgou importantes projetos voltados à causa animal. Duas medidas diferentes que vão colaborar com nossa cidade.

Foi divulgada a página oficial no Facebook do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Lá, são divulgadas notícias relacionadas ao CCZ, como feiras de adoção e campanhas de vacinação. Também são divulgados os animais que estão em busca de um novo lar. Por exemplo, a Flor, o Evandro, o Beiçola, o Demy, a Carmen Silva e o Arnold estão lá, à espera de uma nova família.

Essa divulgação é importante, pois a população passa a ter acesso ao trabalho realizado pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses, além de saber que existem animais que precisam de nosso olhar carinhoso e de nossa ajuda. Para quem quer um cãozinho de estimação, por exemplo, essa é uma grande oportunidade. E você pode acessar a página pelo endereço www.facebook.com/ccz.rp.

Outra boa notícia na causa animal que foi divulgada na última semana é o convênio firmado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, para a implantação de um projeto que vai identificar e castrar pelo menos 5 mil cães e gatos em Ribeirão Preto.

O trabalho será realizado a partir de uma emenda do deputado federal Ricardo Tripoli, no valor de R$ 500 mil, com contrapartida da Prefeitura de R$ 48 mil. A ideia, intermediada pela vereadora Viviane Alexandre, é implantar um serviço especializado, com castração de 5 mil animais nos primeiros dois meses. A licitação está prevista para acontecer em janeiro e o trabalho deve começar já em fevereiro.

Também será feito um serviço de monitoramento por meio da aplicação de microchips nos animais. Isso vai permitir a identificação de cães e gatos para que as equipes tenham todas as informações a respeito de cada um deles.

O projeto também prevê a contratação de uma unidade móvel itinerante, que vai percorrer os bairros de Ribeirão Preto. Afinal, segundo levantamentos de Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção animal na cidade, são cerca de 300 mil animais abandonados nas ruas do município.

Todas essas ações voltadas à causa animal são fundamentais. Tanto a busca de um novo lar quanto o controle populacional de animais são importantes para a manutenção da saúde e do bem estar em nossa cidade.

Além dessas medidas anunciadas na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde pretende contratar um médico veterinário para a pasta no ano que vem. O objetivo é ampliar o atendimento aos animais e buscar a castração de mais 800 animais a cada mês, por meio dessa ação da prefeitura.

Também tenho conversado frequentemente com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e com a presidente Dilma Rousseff, para que seja implantado um projeto de lei, por meio do Ministério ou da Vigilância Sanitária, voltado à causa animal. O Brasil precisa de políticas públicas e de trabalho em prol dos animais, pois é ampliando o atendimento e criando projetos que vamos conseguir avançar nessa área tão importante e presente na vida de todos nós. 


Dárcy Vera
(artigo publicado na edição de 16 de outubro de 2013, no Jornal Tribuna, de Ribeirão Preto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário