terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ribeirão Preto: terceira melhor cidade para se viver


Ribeirão Preto é a terceira melhor cidade para se viver no Brasil, segundo a pesquisa “Desafios da Gestão Municipal”, da consultoria Macroplan. Os dados foram divulgados na última semana e nossa cidade tem muito a comemorar. Estamos melhorando a cada dia, como comprova o levantamento. E vamos chegar ainda mais longe.

A pesquisa coloca Ribeirão Preto atrás apenas de Jundiaí, segunda colocada, e Curitiba, a líder do ranking. Além de estarem no topo da lista, os dois municípios também merecem os cumprimentos por terem populações que se orgulham de terem conquistado o pódio. E nós, que vivemos em Ribeirão Preto, também devemos nos orgulhar de tantas conquistas.

Como moradora e prefeita, sei que há muito a ser feito por nossa cidade. Por isso tenho batalhado tanto. Por isso tenho viajado a Brasília e a São Paulo. Tenho buscado recursos e investimentos. Nunca se fez tanto por Ribeirão Preto como agora: vamos receber, por exemplo, obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) que vão melhorar ainda mais a infraestrutura do município. Vamos abrir avenidas, construir viadutos, pontes, túneis, pavimentar vários bairros, implantar ciclovias, corredores de ônibus e fazer muito mais.

Ontem mesmo assinei os contratos para a instalação de 12 empresas no Distrito Empresarial de nosso município. Só com elas, serão geradas mil novas vagas de empregos. Com esta terceira etapa de investimentos na área, já alcançamos a marca de 82 empresas. Em 2006, quando o distrito foi lançado, tínhamos apenas uma empresa. Ou seja, em sete anos o crescimento foi de mais de 80 vezes. Grandes indústrias fizeram de Ribeirão Preto seu novo porto seguro. Empresários investiram em nossa cidade, aumentaram a capacidade de produção e se estabeleceram no município.

Apenas para se ter uma ideia, ao fim da terceira etapa do Distrito Empresarial, o faturamento, por ano, será de R$ 150 milhões. O ganho é de todos. Ganha o município e ganha a população. Mais emprego e renda para as famílias de nossa cidade. 

São conquistas como essa que não podem passar despercebidas. Nossa cidade ser a terceira colocada em qualidade de vida, num país com mais de 5.500 municípios, é uma vitória pra lá de importante. Conquistas como essa, para toda a população, rendem enormes frutos. Famílias têm a chance de uma vida melhor com novas oportunidades de trabalho. Vivem com mais dignidade.

Eu tenho orgulho de Ribeirão Preto. Tenho orgulho de ver nossa cidade crescer. Tenho orgulho dos ribeirão-pretanos.  Orgulho dessa gente que faz nossa cidade acontecer.  Homens e mulheres que fazem sonhos virarem realidade.

Temos de nos orgulhar do terceiro lugar na pesquisa. E, o mais importante: nos orgulhar sabendo que podemos chegar ao primeiro lugar. 

Ainda há muito para fazer. Não evoluímos da noite para o dia. É preciso muito trabalho, empenho e persistência.

Estamos juntos nessa luta. Eu e todos os ribeirão-pretanos. Vamos nos orgulhar do terceiro lugar. E estamos perto do primeiro. Com esforço, podemos chegar lá.


Dárcy Vera
(artigo publicado na edição de 10 de setembro do jornal Tribuna, de Ribeirão Preto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário