terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ação Cidadania: transformando a vida da população

Tirar o  RG, CPF, fazer Carteira de Trabalho, cortar o cabelo, checar a pressão arterial ou verificar o índice de massa corporal. Atos que parecem simples, mas que passam despercebidos no dia a dia. Por causa da correria na rotina de trabalho, nas atividades de casa, às vezes deixamos para trás atividades importantes, fundamentais para nossa vida. O que parece fácil fica esquecido.

O Ação Cidadania nasceu em 2011, com o objetivo de levar todos esses e outros serviços para perto da população. Em programações itinerantes, realizadas em bairros de diferentes regiões de Ribeirão Preto, mais de 39 mil atendimentos foram contabilizados nas cinco primeiras edições do projeto. Só na sexta edição, que aconteceu no último sábado, no Jardim Florestan Fernandes, foram mais de 4 mil pessoas atendidas. Um grande projeto encabeçado pela Secretaria de Assistência Social, com apoio dos governos do Estado e Federal.

No Ação Cidadania, você tem várias opções de atendimento. Desde vagas em creches, inscrição no Bolsa Família, fotos para documentos, entre tantos outros.  Lá, encontrei o Vitor, que estava tirando a sua primeira carteira de trabalho. Ele é jovem, estava animado e prestes a entrar no mercado profissional.  Um momento importante e único em sua vida.

Marcou presença a equipe do Centro de Qualificação Social e Profissional de Ribeirão Preto, que divulgava as várias oportunidades de cursos profissionalizantes. Inclusive, com inscrições sendo feitas no local. Era só escolher o curso.

Conversei com a equipe de Nutrição da Unaerp, que prestou atendimentos sobre alimentação a quem passou pelo evento. Muita gente querendo perder peso e manter uma alimentação saudável. Enquanto isso, na sala ao lado, a equipe do Centro Universitário Moura Lacerda dava orientações jurídicas a muitas famílias que tinham dúvidas. E não parou por aí.

Foram mais de 350 voluntários contribuíram com esta edição. Mais de 350 pessoas que fizeram o Ação Cidadania acontecer. Voluntários e equipe de várias secretarias da prefeitura em um sábado ensolarado, prestando ações de cidadania. Merecem destaque e aplausos os envolvidos na ação em prol do bem. Um evento que facilita a vida da população e que mostra, efetivamente, qual a função de todos nós: transformar a vida para melhor, de maneira ágil, rápida e eficiente.

Só em Ribeirão Preto, são quase 700 mil habitantes. E a ação entre o poder público e a iniciativa privada fizeram a diferença na vida de muitos desses habitantes. Oferecer uma atitude, estender a mão, orientar e mostrar o caminho. Esclarecer, solucionar, encaminhar, ajudar e facilitar a vida do próximo.

De maneira prática, isso é o Ação Cidadania. Como o próprio nome diz, é ação. É agir para aproximar o cidadão do seu direito. É facilitar a vida dos ribeirão-pretanos. É contato direto com os moradores. Lá, tive a oportunidade de conversar com muita gente do bairro. Falamos, inclusive, dos projetos para aquela região. A principal pergunta era se já havia sido desapropriada a área da entrada do Complexo Ribeirão Verde. A resposta é sim. Já foi até publicada a declaração de utilidade pública dos terrenos no Diário Oficial. Ali será aberta a Avenida Antonia Mugnatto Marincek, um benefício para mais de 70 mil motoristas que passam pela região diariamente.

Lá, também vi a garra de todos que estavam trabalhando animados e a satisfação nos olhos de quem era atendido. Isso é maravilhoso. Ver um adolescente que tirou sua carteira de trabalho e saber que nele mora o sonho de toda uma vida de sucesso pela frente. Ver a mãe que levou seu filho para tirar o RG e, com alegria, comemorar essa conquista. Encontrar famílias resolvendo suas pendências. É tudo isso e muito mais. Para conferir de perto, basta participar.

O próximo Ação Cidadania já está programado: será no Parque Ribeirão. Faça parte dele com a gente a ajude a transformar a vida de tantas pessoas.


Dárcy Vera
Prefeita de Ribeirão Preto
(artigo publicado na edição de 24 de setembro do jornal Tribuna, de Ribeirão Preto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário