terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de maio – Dia do Trabalho



“1º de maio – Dia do Trabalho”

Comemora-se no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador. Data usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Neste mesmo dia, em 1886, aconteceu uma grande manifestação de trabalhadores em Chicago – Estados Unidos.
Os trabalhadores lutaram contra as condições desumanas de trabalho e a carga horária de 13 horas diárias que eram submetidos. No dia 3 de maio ocorreram vários confrontos entre manifestantes e a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Em Paris, no dia 20 de junho de 1889, a central sindical chamada 2ª Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, lutando pelas 8 horas de trabalho diário. No dia 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.
Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, em 1920 a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa. Já no Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo do Presidente Artur Bernardes. Além disso, Getúlio Vargas adotou as principais medidas em benefício ao trabalhador e passaram a ser anunciadas sempre nessa data. Atualmente, inúmeros países do mundo adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

Parabéns a todos os trabalhadores neste dia tão especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário