quinta-feira, 19 de agosto de 2010

DAESP, MINISTÉRIO PÚBLICO, COMAR, SECRETARIAS DE ESTADO, PREFEITURA e TEAD. Todos juntos, para discutir o Aeroporto de Ribeirão. Quem está travando?

Nos últimos 20 anos, a internacionalização do aeroporto Leite Lopes tem sido tema de muitas reportagens e de muitos debates em Ribeirão Preto. Invariavelmente o foco destas reportagens e debates tem sido a morosidade para que o Aeroporto seja internacionalizado e, consequentemente, contribua para o desenvolvimento econômico e social de Ribeirão Preto e região.

Ocorre que, por uma série de fatores que vão desde a falta de vontade política (de alguns) ou interesses de outros, até entraves técnicos, como por, exemplo, a tão falada curva de ruído, a internacionalização não saí do papel.

Nesta quinta-feira, dia 19 de agosto, os jornais estamparam reportagens em que destacam que o Aeroporto Leite Lopes ficará fora da obras que serão realizadas pelo DAESP em aeroportos do estado de São Paulo. Outras cidades com o mesmo tamanho e até menores do que Ribeirão Preto como São Carlos e Barretos estão incluídas nestas obras.

Nada contra essas cidades a quem parabenizo por essa conquista, mas Ribeirão Preto não pode fica passivamente assistindo o desenvolvimento econômico e social sobrevoar em cima da cidade sem pousar por aqui.

Todos nós estamos cansados de tantas explicações e falta de solução. Por isso, para colocar um ponto final neste impasse e buscar de uma solução definitiva para o assunto, vou agendar uma reunião com todos os envolvidos neste processo para detectar onde estão os entrave para a internacionalização.

Minha intenção é reunir numa mesa redonda, para debate público, todos os envolvidos e responsáveis pelo setor. O objetivo é discutir publicamente e deixar claro quem está travando o PROCESSO de INTERNACIONALIZAÇÃO de FATO de nosso AEROPORTO.

O Convite será feito para o DAESP, COMAR (Comando da Aeronáutica), Ministério Público, ANAC, INFRAERO, Secretarias Estaduais de Transporte e Meio Ambiente, TEAD –empresa vencedora da licitação p/ transporte de Cargas e Prefeitura de Ribeirão. A reunião será aberta, com a presença da imprensa.

Segundo um levantamento do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica e Avançada -, que será divulgada nos próximos dias por uma importante revista nacional, Ribeirão Preto se tornou um município de grande porte. Portanto, precisamos de um aeroporto que comporte este crescimento e contribua com nosso desenvolvimento.

Chega de impasse. TODO MUNDO CARA A CARA. E a pergunta que precisa ser feita: - QUEM ESTÁ DE FATO ATRASANDO OU ATRAPALHANDO o processo de internacionalização do Aeroporto?

6 comentários:

  1. É isso ai prefeita, fulso firme, cara limpa e verdade. @maicontropiano

    ResponderExcluir
  2. Li na Folha de São Paulo há algum tempo um especialista dizendo que se Ribeirão Preto estiver satisfeita em abrigar eventos e empresas de médio porte, tanto o aeroporto quanto principalmente a rodoviária estavam de bom tamanho...mas se a cidade quiser atrair grandes empresas e grandes eventos as duas portas de entrada da cidade precisam de urgentes e enormes melhorias. E acho que todos de bom senso concordam...menos um certo promotor...

    ResponderExcluir
  3. Prefeita venho acompanhado o seu empenho na mudança de nosso aeroporto. Hoje sábado 21 de agosto passei um "constrangimento" como morador imagino os turistas que estavam no aeroporto. Fui para o local para embarcar para Goiânia, e chegando ao nosso "terminal" se é que aquilo se enquadra como terminal e o mesmo estava sem energia elétrica. Exatamente em um momento de grande movimento entre 8 e 9:30 da manha acho que são cerca de 6 voos saindo e outros 6 chegando, resultado colapso... Aeroporto lotado, mais de 300 pessoas na sala de embarque sem energia elétrica. Empresas emitindo cartão de embarque manualmente, vergonhoso. Uma pessoa que estava embarcando no meu voo era de fora ficou indignada com a situação. A resposta da Passaredo que foi a cia pela qual embarquei foi de que foi avisado pelo DAESP da falta de energia para regularizar um problema. Mas me pergunto porque nao foi feito isto durante a tarde ou em outro horário que o aeroporto nao funciona com tamanho movimento ou durante a madrugada.... Na realidade precisamos de administradores sérios para nosso aeroporto. A atual administração local é ridícula.
    O aeroporto como já comentei em outro post não tem sistema de informação de voos, algo tão básico e banal simples de realizar... Na sala de embarque nao tinha sistema de som os funcionários gritando para o embarque, realmente uma situação bastante constrangedora.
    Prefeita parabéns pelo empenho espero que em breve situação como a vivida por mim hoje no nosso aeroporto nao se repita.
    Uma sugestão busque novas empresas para nosso aeroporto, tenha a mesma força para ir bater na porta da Gol, Avianca, Azul, Web Jet para as mesmas operarem em Ribeirão, como todos nos sabemos movimento em Ribeirão existe só falta ser explorada.

    ResponderExcluir
  4. Como vc é guerreira, fico muito feliz pq de alguma forma fiz parte de sua vida!
    vc é um exemplo continue assim defendendo nossa cidade e fazendo com que ela cresça cada dia mais... vc é nossa esperança!!!
    Grande beijo de para sempre sua fã e amiga , conte comigo sempre...
    daniela.claudia@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. É incrível com uma necessidade dessas para Ribeirão possa ser tão negligenciada e fique apenas no papel por tantos anos quando toda a realidade mostra que só teremos progressos e crescimento em todas as direções com a internacionalização do Leite Lopes. Que se faça mesmo essa reunião para que a população conheça quem é que está empecilhando o andadamento desse processo. Acredito na articulação política da Prefeita mas é preciso que a comunidade tambem se manifeste . Ribeirão Preto merece.

    ResponderExcluir
  6. É incrível como um empreendimento desses que só traria progresso e vantagens em todos os sentidos para Ribeirão Preto esteja tão complicado assim para ser viabilizado. Que se faça mesmo essa reunião para a população saber quem é que está empecilhando dessa forma a internacionalização do Leite Lopes. Acredito que a prefeita Darcy tem energia, vontade e articulação política para viabilizar esse projeto mas a população tambem precisa se manifestar. A indiferença da população quanto a essa questão tambem pesa e muito.

    ResponderExcluir