quarta-feira, 6 de abril de 2016

CAÇAMBA SOCIAL: VAMOS MANTER A CIDADE LIMPA!

É com imensa felicidade que demos início ao projeto piloto da Caçamba Social, que já está se tornando referência a outros municípios do país. Uma maneira simples, barata e eficiente de solucionarmos um problema crônico de Ribeirão Preto: o descarte irregular de lixo e entulho, principalmente nas áreas mais carentes da cidade.
As primeiras caçambas foram instaladas na avenida Patriarca, no Jardim Branca Salles, lá no Complexo do Parque Ribeirão Preto. Em cada uma delas, os moradores poderão jogar corretamente os materiais: madeira, plástico, entulho, papel, entre outros.
As caçambas serão trocadas semanalmente. O objetivo principal é atender pessoas de baixa renda que não têm condições financeiras de contratar os serviços particulares.
Em apenas um dia, recebi dezenas de mensagens de moradores de diferentes bairros solicitando a implantação do projeto. Até o prefeito de Araras veio a Ribeirão para conhecer a Caçamba Social e levar a ideia ao seu município! Aos poucos, vamos expandir em toda a cidade e aceitar doações de caçambas para que os empresários podem se tornar parceiros do projeto.
Este é o momento de unirmos as nossas forças para transformarmos as ruas de Ribeirão e conscientizarmos toda a população, de todas as idades, sobre a importância de cuidar daquilo o que é nosso: a nossa cidade.
Com as ruas mais limpas também evitaremos outros problemas, principalmente na área da saúde: sem acúmulo de material, não há água parada e, consequentemente, não há a criação e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e também do zika vírus.Inúmeras crianças estiveram presentes ontem, na inauguração. Senti uma profunda gratidão por aquele momento, principalmente pela simpática Rayene, de aproximadamente 11 anos, moradora da comunidade, que destacou a importância da Caçamba Social para o bairro. Segundo ela, “agora o bairro vai ficar mais limpo”. O agradecimento, público e muito sincero, me fez ter a certeza de que caminhamos para o rumo certo.

*Artigo publicado no jornal Tribuna nesta quarta-feira, 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário