quinta-feira, 12 de maio de 2011

FATEC em Ribeirão

Pessoal, CONSEGUIMOS a FATEC/Ribeirão! Agora sim, vamos tornar realidade esse projeto. Já encaminhei todos os documentos e estamos já fazendo o convênio. Segundo o engenheiro do Centro Paula Souza, Rubens Goldman, a nossa FATEC deverá ficar pronta no segundo semestre de 2012. O local e os cursos também foram definidos. Vamos lá:

Local: - Será no Galpão da Cianê/Matarazzo - com amplo estacionamento e acesso pela Via Norte e Av. Costa e Silva.

Cursos:
1) TI - Tecnologia de Informação - • O curso forma o tecnólogo que analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional.

Mercado de trabalho – Empresas de assessoria e consultoria tecnológica e de desenvolvimento de sistemas, nos diversos setores da economia (indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras); órgãos públicos; empreendedor em informática

2) Sistemas Biomédicas ( ligada a saúde, meio-ambiente e segurança)- O tecnólogo em Sistemas Biomédicos projeta e realiza manutenção de aparelhos médico-hospitalares. Está apto a praticar metodologia analítica e a assessorar a administração no planejamento de laboratórios, não só quanto às condições de instalação de equipamentos, como na previsão de peças de reposição. Pode fazer parte de equipes médicas; participar de núcleos de desenvolvimento científico e tecnológico; participar de atividades industriais de fabricação de equipamentos; desenvolver programas de biotecnologia. Pode dedicar-se à pesquisa aplicada, vistoria, avaliação e laudo técnico.

Mercado de trabalho – Empresas fabricantes de aparelhos médico-hospitalares; clínicas; hospitais; laboratórios de análises clínicas; instituições de ensino e pesquisa


3) Construção Civil - ( Edificação Prédios)- Habilita o tecnólogo a planejar, administrar e executar obras de edifícios e correlatas e a fiscalizar os serviços afins. Esse profissional tem competência para elaborar orçamentos e memoriais descritivos; especificar materiais; realizar controle de qualidade; conduzir trabalhos técnicos em geral e gerenciar equipes. Está capacitado também para executar desenhos técnicos, inclusive com auxílio de computador; a dimensionar instalações de ar condicionado, elevadores e escadas rolantes; a desenvolver projetos estruturais em concreto armado de edifícios; dimensionar peças de madeira, peças metálicas e suas ligações.

Mercado de trabalho – Atua em projetos construtivos de edifícios; integra equipe multidisciplinar, em laboratórios e escritórios e em ambientes externos. Consultoria, assistência, assessoria e pesquisas tecnológicas são outras formas de atuação.

Duração: 3 (três) anos. Cada curso terá 6 módulos.

Carga horária: 2.400 horas. Além de estágio na área.

7 comentários:

  1. Parabéns prefeita, nunca consegui entender como Sertãozinho podia ter FATEC e Ribeirão Preto não. É uma grande conquista para o futuro, principalmente dos jovens.

    ResponderExcluir
  2. Aí Sim!
    "TI, Sistema Bio... e Construção", três palavras relacionadas ao futuro.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Gostaria de saber se haverá uma pré-inscrição antes mesmo do início das FATECs, como e onde podemos obter mais informações a respeito, já sigo a Sra. Prefeita no Twitter.

    ResponderExcluir
  4. Prefeita,
    E a Universidade Federal, quando vem?

    ResponderExcluir
  5. ótima notícia, estamos no aguardo... pode nos manter informado a quantas anda a criação da FATEC Ribeirão?

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez a FATEC fica só no papel em Ribeirão Preto, esta promessa vai fazer aniversário este ano e nem cheiro de iniciar as obras. O que houve com a verba destinada e com o espaço disponibilizado?

    ResponderExcluir