quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Porque a ANAC dificulta tudo que é para Ribeirão?


No primeiro semestre de 2009, enviei um ofício, convidando a Web Jet para vir para Ribeirão Preto. A empresa disse que Ribeirão é uma cidade de forte potencial e que iria estudar a proposta. Há alguns meses atrás, a empresa entrou em contato, dizendo que estava pronto os estudos para operar em Ribeirão e que se tudo desse certo, até o final do ano, estariam aqui. A Web Jet traria 11 (onze) novos vôos, criando opções diferentes, com objetivo de atender 74 mil passageiros por mês. Fiquei emocionada com a notícia, poís estou conseguindo, mesmo diante de tantos obstáculos, importantes passos na história do Aeroporto de Ribeirão. Resolvi ampliar o pedido de vinda e sugeri a Web Jet que traga toda a logística da empresa para Ribeirão (base de operação), com todas as aeronaves pernoitando na cidade, com galpões de suporte, oficina e infraestrutura aérea para cá. Além disso, abririam mais vagas de trabalho na cidade, principalmente na área que necessitam, que é piloto, co-piloto e comissários, que está em falta nas grandes capitais. Também novas vagas para área de suporte. Por outro lado, criariam novas rotas aéreas com preços populares, dando mais opções de vôos a quem necessita. Eles aceitaram a idéia de trazer os aviões para pernoitar em Ribeirão. Hoje, convidei a diretoria, André Almeida e demais, para uma conversa e saber como andam as tratativas e novamente o velho discurso. As liberações só dependem da ANAC. Segundo eles, a ANAC tem resistido ao pedido da base operacional na cidade. Porque não? Porque tudo que é para Ribeirão tem sido dificultado pelo órgão? Qual o interesse de amarrar o desenvolvimento do aeroporto? A quem interessa essa demora? - Ribeirão tem pressa. Pedi hoje uma reunião com a ANAC e estou aguardando confirmação.

9 comentários:

  1. Corretissima....chega ne....Acho ainda vc prefeita tem aproveitar e passar tudo isso ao nosso governadorr!!!Que ja passo dos 18 anos que esse partido toma conta de nosso estado e nada mudo em Ribeirão Preto...Basta acho que esta na Hora de Ribeirão ser a 1 cidade do estado, trabalhamos aqui pra isso...e buscamos prosperidade a essa cidade maravilhosa!!!!

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  2. Prefeita, pode ter ctz de uma coisa. Essas pessoas na ANAC, que estão dificultando as coisas para RP, estão esperando algum tipo de JABÀ.

    Quando a senhora fala que: Tudo para Ribeirão, tem sido dificultado!! A senhora,tem razão, porque é verdade.

    Sabe o Porque??...Porque a oposição tem inveja da sua administração, a oposição quer passar Ribeirão, para trás, ETC e ETC.

    A senhora tem noção do susesso, se a senhora conseguir a WEB JET e outras empresas para RP???...Isso tudo prefeita encomoda muita gente.

    Só a senhora prefeita tem o poder nesse momento de conseguir o bem para RP.

    Parabéns pela sua atitude prefeita, pode ter ctz de uma coisa, Nós Ribeirãopretanos, estamos cansados dessa gente atrasada invejosas e ignorantes que atrasam a vida da nossa cidade.

    Não desanima não, Vá enfrente PARABÉNSSSSSS

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  3. DARCY VERA, CONHECI SUA MÃE, JÁ FALEI COM VC POR TELEFONE, MAS AINDA NÃO CONSEGUI CHEGAR ATÉ VC, TRABALHO COM TJ, CONHEÇO O CAJU,GOSTARIA DE TE CONTAR ALGO.
    DEUS ABENÇOE.
    PBA. FRAN - RENASCER EM CRISTO

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  4. Prefeita, venho acompanhando o processo de pedidos de autorização dos vôos da WEBJET diariamente na ANAC, e detalhe não é só a WEBJET que encontra dificuldades, a Passaredo já solicitou novos vôos para cidade que encontram-se com restrições também. O engraçado é que a TAM solicitou vôos para sua subsidiária Pantanal e foi prontamente atendida, tanto é que os novos vôos pra Uberaba e Guarulhos estão autorizados para o dia 18/10, mas esta não vai operá-los por enquanto por falta de aeronaves disponíveis.
    Me pergunto existe algumas restrições técnicas no nosso aeroporto para operação da WEBJET? Acredito que não, primeiro porque a TAM opera com aeronaves A320 com capacidade bem superior que os B737-300 da Webjet. A pista do nosso aeroporto foi totalmente reformada tem pouco tempo, estando em melhores condições do que muitos aeroportos administrados pela INFRAERO.
    Acho que a polemica que envolve a liberação dos novos vôos encontram dois grandes entraves. 1º) nosso aeroporto não é operado pela INFRAERO, mas sim pelo DAESP ou seja ai um grande problema para a agencia que todos nos sabemos é dirigida por alguém do governo federal e nosso aeroporto por um órgão estadual, que acaba de alguma maneira tendo dificultada sua forma de atuar evitando os famosos “acordos de comadre” que quase sempre existe entre ANAC e INFRAERO. Cabe informar que a INFRAERO acho que é uma das empresas públicas que mais tem problemas com o tribunal de contas. 2º) Falta de concorrência, todos nos sabemos que a TAM/GOL tem um lobe gigantesco na ANAC, que foi este lobe que resultou em um acordo entre TAM e GOL que a um tempo atrás fez com que a GOL saísse de Ribeirão Preto e também de Rio Preto, já que a TAM abandonou rotas em Maringá e outra cidade do sul do Brasil, criando-se o monopólio local, isto inclusive é alvo de uma investigação do Ministério Público Federal de Maringá.
    Acho que a liberação da ANAC de uma nova empresa em Ribeirão vai muito alem de requisitos técnicos... mas sim em interesses políticos e econômicos. Será que vamos ser ter impedidos para sempre a operação de novas empresas no nosso terminal?
    Espero sinceramente que a Sra. com sua vontade e força política consiga reverter tal situação do nosso aeroporto e de inúmeras outras situações locais.

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  5. Oi prefeita,

    Não sou de Ribeirão, não conheço seu trabalho e não sou defensor da ANAC (que aliás tem muitas falhas mesmo), mas quero apontar aqui um erro lógico no seu discurso. Ao indagar (no título) "Por que ANAC dificulta tudo que é para Ribeirão Preto?", dá-se a entender que há, de alguma forma, diferença entre o tratamento recebido por sua cidade e as demais (seja essa diferença justificada ou não). No entanto, em todo seu texto, não encontrei qualquer referência a casos semelhantes ao relativo a Ribeirão Preto que tenha ocorrido em outras cidades. O que me leva a crer que possivelmente o rigor da ANAC não se aplique apenas à Ribeirão, mas, eventualmente, a qualquer outra cidade que pretenda ação como a vossa. Exceto por contraprova, fica um tanto vazia a afirmação de tratamento diferenciado. É bem possível que a senhora mesmo tenha tais exemplos subtraídos do texto e, por estar a par da situação como um todo, não se deu conta de citá-los. Mas para quem olha de fora, que não conheça a rotina administrativa da cidade, acaba entendendo pela metade.
    Abraços e meus votos sucesso em sua empreitada.

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  6. Prefeita, acredito sinceramente que o problema para liberação dos novos voos da WEBJET seja a falta de estrutura do nosso aeroporto, isto no quesito segurança para novos voos com aeronaves com mais de 60 passageiros.

    Pelo que andei pesquisando nosso acanhado aeroporto não possui alguns dos requisitos técnicos para a seguranca de voo para recebimento simultaneo de aeronaves maiores, acredito ser esta a razão da não liberação dos novos voos da WEBJET, os voos solicitados em mesma data por esta empresa para Foz do Iguaçu e Navegantes já foram autorizados.

    Apoio e muito sua atitude, mas cobre de quem tem que dar o superte físico e operacional para o aeroporto no caso o DAESP e o Governo estadual já que infelizmente ou felizmente não sei nosso aeroporto é "administrado" pelo DAESP.

    sucesso na empreitada.

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  7. Prefeita, boa noite. Novamente venho através deste meio contatar a Sra. Como tentei enviar um e-mail mas não consegui uma resposta a cerca de sugestões para nosso aeroporto to enviando por aqui.

    Concordo em tudo com a Sra do empenho em melhorar nosso aeroporto e trazer a WEBJET e outras empresas para operar aqui.

    Mas em minhas pesquisas pq estes voos não saem acho que encontrei uma possível resposta.

    Como a WEBJET pretende operar vários voos em ribeirão os dispositivos de segurança segundo requisitos mínimos da ANAC não são suficientes.

    E tenho quase certeza que estes alguns deles não são preenchidos pelo nosso aeroporto.

    A Administração Aeroportuária deve disponibilizar, para o controle de acesso de passageiros, tripulantes e bagagens de mão, os mínimos operacionais citados abaixo.
    -Módulo Padrão, mínimo operacional:
    -01 (um) aparelho de raios-X;
    -01 (um) pórtico de detecção de metais;
    -02 (dois) detectores manuais de metal (raquetes);
    -01 (um) tapete de borracha para cada pórtico de detecção de metais;
    -03 (três) agentes de proteção da aviação civil, por turno de 06 horas;
    -01 (um) supervisor para cada 02 (dois) módulos por turno de 06 horas;
    -01 (um) câmera de TV vigilância;
    -01 (um) alarme audiovisual; e
    -01 (um) conjunto de telefones e rádio intercomunicador

    Prefeita outra coisa importante, melhore a sinalização de acesso viário ao aeroporto é fundamental, o acesso principal pela av. Thomas Alberto, não tem se quer uma placa isto a TRANSERP consegue resolver fácil.

    obrigado pela atenção
    Eduardo
    eduzanet@terra.com.br

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  8. Em se tratando de Ribeirão Preto, tenho plena convicção de que as famosas "forças ocultas" trabalham contra o desenvolvimento de Ribeirão, principalmente neste miolinho de Brasília. Mas por que será hein?

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