quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pedidos ao Presidente Lula - Aeroporto Internacional Leite Lopes e Universidade Federal de Ribeirão Preto

Aeroporto Internacional Leite Lopes – Ribeirão Preto

Um dos mais importantes do Estado, o Aeroporto é um dos que mais aumentou seu fluxo de passageiros e cargas nos últimos anos. Somente em 2009 registrou mais de 38 mil pousos e decolagens e transportou 473 mil passageiros.

Atualmente o Aeroporto Leite Lopes já está habilitado a receber vôos internacionais, conforme portaria do Ministério da Aeronáutica, de 30 de dezembro de 2002. A portaria define que o Aeroporto Leite Lopes está “habilitado ao tráfego aéreo internacional de cargas”, mesmo a pista tendo dimensões de 2.100m x 45m. Outros aeroportos do mundo que possuem pista similar ao Leite Lopes já foram internacionalizados.

Temos alguns exemplos de aeroportos pelo Brasil e mundo, já operando, que indicam a possibilidade imediata do Aeroporto Leite Lopes de Ribeirão Preto receber vôos internacionais de cargas e passageiros, baseado no tamanho da pista e importância econômica de nossa cidade.
Vejamos alguns exemplos:

a)Aer. Internacional Min. Victor Konder Navegantes/Brasil 1.701m x 45m
b) Aeroporto Internacional Afonso Pena Curitiba/Brasil 2.215m x 45m
c) Aeroporto Internacional Salgado Filho Porto Alegre/Brasil 2.280m x 42m
d) Aeroporto Internacional Hercílio Luz Florianópolis/Brasil 2.300m x 45m
e) Aeroporto de Congonhas SP/Brasil 1.940m x 45m
f) Aeroporto Santos Dumont RJ/Brasil 1.323m x 42m
g) Aeroporto de LaGuardia Nova Iorque/EUA 2.135m x 45m
h) Aer. Internacional San Carlos Bariloche/Argentina 2.348m x 45m
i) Aeroparque Jorge Newbery B.Aires/Argentina 2.100m x 45m
j) Aeroporto Regional de Maringá/Brasil 2.100m x 45m
k) Aeroporto Estadual Leite Lopes Ribeirão Preto/Brasil 2.100m x 45m

Por tudo isso, a população de Ribeirão Preto reivindica a solução desta novela mexicana que virou nosso Aeroporto. Peço ao Governo Federal, ao Presidente da República do Brasil,Lula da Silva, que agilize os trâmites burocráticos para que a cidade tenha o mais rapidamente possível o seu aeroporto internacional, um equipamento que beneficiará e ampliará as exportações de uma das mais importantes regiões brasileiras e que, com certeza, gerará mais desenvolvimento econômico e social para mais de 80 municípios e uma população de cerca de 4 milhões de habitantes.

Universidade Federal de Ribeirão Preto (UFERP)

Ribeirão Preto é um dos maiores municípios do Brasil que ainda não dispõe de equipamentos que proporcione qualquer tipo de ensino federal, seja ele técnico ou superior. Existe uma grande demanda na cidade e região de cursos superiores voltados nas áreas de engenharia, pesquisas agrícolas, arquitetura e urbanismo, agronomia, zootecnia, matemática, ciência da computação, geografia, economia doméstica e educação infantil.

Temos alguns exemplos de cidades do mesmo porte e/ou menor que Ribeirão Preto, que possui universidade federal, veja abaixo alguns exemplos:

a) Universidade Federal de Uberlândi/MG - 634.345 habitantes
b) Universidade Federal de Juiz de Fora/MG - 526.706 habitantes
c) Universidade Federal Triângulo Mineiro Uberaba/MG - 296.261 habitantes
d) Universidade Federal de Lavras Lavras/MG - 92.542 habitantes
e) Universidade Federal de Ouro Preto Ouro Preto/MG - 69.495 habitantes
f) Universidade Federal de Alfenas/MG - 75.214 habitantes
g) Universidade Federal de Viçosa/MG - 74.171 habitantes
h) Universidade Federal São João Del Rei/MG - 85.503 habitantes
i) Universidade Federal Itajubá/MG - 90.225 habitantes
j) Universidade Tec. Federal do Paraná Londrina/PR - 510.707 habitantes
k) Universidade Federal de Santa Catarina Joinville/SC - 497.331 habitantes

É notório que o estado de São Paulo (principalmente o interior paulista) é uma das unidades da federação mais carentes em relação à existência de universidades federais, algo muito diferente do encontrado no estado de Minas Gerais, que possui universidades federais em diversos municípios, tendo algumas cidades menos que 80 mil habitantes. Somente o município de Ribeirão Preto possui aproximadamente 570 mil habitantes, tendo sua região aproximadamente 4 milhões de habitantes.

Portanto, devido aos aspectos apresentados e a necessidade de aperfeiçoar o ensino superior no interior do Brasil, Ribeirão Preto precisa ser contemplada com a implantação de uma universidade federal. Com intuito de ampliar a oferta de mão-de-obra especializada, e impulsionar as pesquisas que serão essenciais para o futuro do Brasil.

10 comentários:

  1. Ah!!!! Não acredito!!!!! Alguém lembrou de botar uma faculdade de engenharia aqui!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. O interior de SP é carente de ensino superior público federal, se não me engano só existe a ufscar, a unifesp, e o ita. Ouro Preto tem só 90 mil habitantes, e conta com uma universidade federal. E num raio de menos de 150km de lá, existem outras TRÊS grandes universidades federais: UFMG, UFSJ, UFV!
    É muito desproporcional a distribuição das universidades federais pelo Sudeste... é importantíssimo para a região a vinda de uma universidade federal para Ribeirão!!!

    ResponderExcluir
  3. Chegou a hora do Interior de São Paulo unir forças e buscar seus direitos junto ao Governo Federal, o estado de São Paulo se for dividido ao meio seria os dois maiores estados do Brasil, tanto em população quanto na economia. A região de Ribeirão Preto precisa urgentemente de uma Universidade Federal, devido ao tamanho da sua população, isto sem contar o fator econômico, cursos de engenharia são primordiais para auxiliar o desenvolvimento do setor de Saúde, Biotecnologia e Agronegócio, vale lembrar que somente Ribeirão Preto possui aproximadamente 600 mil habitantes.

    O estado de São Paulo possui três Universidades Federais. O estado de Minas Gerais possui 11 Universidades Federais, o estado do Rio Grande do Sul possui sete Universidades Federais, sem contar os campi em ambos estados. Como podemos perceber esta totalmente desproporcional esta divisão, sendo São Paulo duas vezes maior que Minas Gerais e quatro vezes maior que o Rio Grande do Sul, justiça seja feita.

    Acredito muito que temos "SIM" chances efetivas de conseguirmos a UFERP - Universidade Federal de Ribeirão Preto, pois a classe política da cidade esta acordando, isto principalmente porque a prefeita Dárcy Vera abraçou esta causa, assim como, fez com a Agrishow, e todos viram que aconteceu, agora será preciso toda a sociedade entrar nesta luta, se for necessário recomendo até um abaixo assinado reivindicando esta universidade.

    RIBEIRÃO PRETO, CAPITAL DA REGIÃO MAIS PROMISSORA DA AMÉRICA LATINA!!!

    ResponderExcluir
  4. Poisé, somando à sua lista, MG também conta com UFTM, UFU, UNIFEI, UFJF e UFLA; sendo que Uberaba não é tão distante daqui.

    ResponderExcluir
  5. Darcy! Precisamos de uma faculdade pública de ARTES CÊNICAS (OU TEATRO) aqui em Ribeirão! A demanda é grande.
    Seria ótimo uma universidade federal na cidade!

    ResponderExcluir
  6. Ficartei Feliz se criarem uma universidade de engenharia na cidade..Facilitará pra mim que em 2010 entrarei para a universidade. Quanto ao aeroporto, já está na hora de tornarmos nosso Leite lopes internacional ...

    ResponderExcluir
  7. Com relação a população de Ribeirão Darcy está certa, o IBGE calculou na estimativa RP , Sao Jose dos Campos e Sorocaba com populações de 3,3 habitantes por casa em média. Interessante que somente a de RP teve uma queda para 3,10 SJC tem menos domicilos e uma população de 597mil, já se a conta para RP fosse os 3,3 previstos já estaria a conta em 621mil. Além disso o IBGE previu 170 mil residencias ocupadas e esta contando 188mil e DÁrcy diz que é 211mil. Algo de errado ocorre, realmente se visitarmos essas cidades da pra confirmar. Bom senso nesse censo IBGE, senão é só $ gasto em vão.

    ResponderExcluir
  8. O aeroporto é uma novela que a gente chega a pensar que alguem de outro aeroporto está financiado esse atraso de Ribeirão....

    Já com relação a UNIVERSIDADE FEDERAL, realmente Ribeirão precisa de uma várias cidades no estado possuem , mais de uma estadual ou uma estadual e uma federal, e são cidades bem menores e algumas não são cidades pólo. Ex: São José dos Campos; Bauru; São Carlos; Sorocaba.

    Ribeirão SEM ENGENHARIAS no seculo XXI??? No qual o conhecimento manda e principalmente na area da tecnologia que se mescla a todas as outras para transformar ideias em soluções, produtos, renda, emprego e desenvolvimento....

    O Parque tecnologico saindo já é um grande avanço, mas RP tem que conquistar engenharias. E o IFSP, que tem em todo o estado e não em RP? Tem em São Carlos, Araraquara, Matão, Sertãzinho, Campinas, Hortolandia, Salto, São Roque, Piracicaba, Campos do Jordão, jacareí, Guarulhos, SP, Cubatão, Birigui, Barretos, Presidente Epitacio, Suzano, Bragança Paulista, São João da Boa Vista entre outros...A novela da FATEC nem vale a pena dizer, quando abrirem e capaz de ser secretariado e adm apenas.... Finalmente RP tem prefeito(a) novamente!!!

    ResponderExcluir
  9. Com relação ao Aeroporto, o promotor disse que nada mudou, o que não condiz a realidade já que os moradores do entorno estão sendo retirados, essa é a mudança primordial. Se o medo era ela acontecer....aconteceu: tem de ser revisto sim, senão é autoritarismo!

    Em ultimo caso o Aeroporto deveri ir para a Infraero se o Daesp nada conseguir, mesmo por que o TAC foi assinado pelo Daesp e não pela Infraero!
    Força Darcy!

    ResponderExcluir
  10. IFSP em Ribeirão Preto com urgência! Atenção prefeita Darcy Vera! Existe uma proposta circulando dentro do IFSP para a divisão do mesmo em três, algo do tipo, Capital, Litoral e Interior. Seria ótimo se a reitoria de um desses novos Institutos Federais viesse para Ribeirão Preto. Pelo menos um campi na área de engenharia e tecnologia sucroalcoleira ou biodiesel.

    ResponderExcluir