domingo, 19 de setembro de 2010

Dia 22 de Setembro - Dia Mundial do Sem Carro - Ribeirão oficialmente participa pela 1ª vez.



O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.

Em Belo Horizonte, por exemplo, o " Dia Mundial do Sem Carro" começou de forma tímida, mas vem crescendo a cada ano. O mesmo aconteceu com a cidade de São Paulo, onde a população tem aderido ao movimento em prol do planeta. O " Dia Mundial do Sem Carro" tem tido a adesão de vários municípios importantes, entre eles, Campinas, Aracajú, Curitiba e Rio de Janeiro.

Quero tornar oficial essa comemoração mundial em Ribeirão Preto em defesa do planeta. Nós também vamos começar timidamente, mas creio que o movimento vai crescer nos próximos anos. O que a gente precisa é começar a participar desse evento mundial em prol da saúde do planeta.

A bicicleta tem se tornado a alternativa preferida dos que participam do "Dia Mundial do Sem Carro". Eu vou de bicicleta, porque estou investindo em projetos nesse sentido, como Ciclofaixa de lazer. Mas algumas pessoas da Administração, entre elas, o Superintendente da Transerp, Willian Latuf, disse que vai a pé, porque gosta de caminhar. Já o Luckesi da Casa Civil, disse que vai de ônibus. Outros vão de carona.

Aproveitando o tema, dia 26 de Setembro, às 9 da manhã, vamos entregar oficialmente a "1ª Ciclofaixa de lazer" de rua de Ribeirão Preto, com 6 km de extensão, entre Pq. Curupira e Pq. Raya. Todos os domingos, das 7 às 13 horas, equipes de apoio e transerp acompanharão as famílias durante o percurso.

Participe você também.

5 comentários:

  1. Prefeita, parabéns pela iniciativa de fazer com que Ribeirão fizesse parte desse movimento que ganha importância a cada ano.
    A cidade não está tão crítica, com relação ao trânsito, quanto São Paulo, mas é bom começar antes de o problema explodir, porque depois a correção é mais demorada =(
    Aproveito o tema, para indicar a você, e pedir que, se possível, publicar no seu twitter e/ou aqui no seu blog, a página oficial da Bicicletada em Ribeirão Preto.
    O evento acontece todos as últimas sextas-feira nas grandes cidades do país. E como Ribeirão é uma grande cidade, por que não aqui, né?
    O movimento está tímido ainda, mas acredito que apoio e publicação por você, daria um ânimo a mais para o movimento. Eu que faço as edições lá, e adiciono sempre quando há um evento novo. Mas o site é wiki, colaborativo =D
    O site é: http://www.bicicletada.org/RibeiraoPreto

    E já reservei meu domingo para estar na inauguração da primeira Ciclofaixa da cidade. Que venham muitas depois dessa.

    @littlemartim #vadebike

    ResponderExcluir
  2. Grande privilégio para Ribeirão Preto participar pela primeira vez do Dia Mundial sem Carro, afinal, contribuir com o meio ambiente e para nós mesmo com exercício físico é prazeroso! Ainda mais quando estamos falando de andar de bicicleta como lazer e com segurança. O responsável por essa realização no estado de São Paulo foi o deputado federal Walter Feldman, do PSDB.

    ResponderExcluir
  3. Nos próximos anos podemos desenvolver ações para facilitar o transporte por bicicleta. Pode-se criar bicicletários no Centro e ir estendendo a outros bairros. Acho uma ótima iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Dárcy,Parabéns!
    Realmente podemos ver o carinho e a vontade que você tem de cuidar da nossa cidade.Pequenos gestos promovem grandes vitórias.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. PARA FICAR SEM CARROS PRECISAMOS DE CICLOFAIXAS DEFINITIVAS NAS GRANDES AVENIDAS,IPIRANGA PRINCIPALMENTE E BAIRROS ADJACENTES,PARA QUE O TRABALHADOR POSSA USAR A BICICLETA TODOS OS DIAS SEM RISCOS DE ACIDENTES,NÃQO É DIFICIL BASTA VONTADE POLITICA,,ABRAÇOS

    ResponderExcluir