Acabei de receber uma matéria, de um amigo, que se chama Anderson Bueno, que o Aeroporto Internacional Presidente Médici, em Rio Branco, no ACRE, volta a operar novamente voos internacionais de cargas e de passageiros.
E enquanto tudo acontece em outras capitais, estamos nós ainda mergulhados nesta história do Aeroporto de Ribeirão Preto. Hoje tenho dúvidas se realmente todas as exigências feitas pelo DAESP, ANAC, INFRAERO e COMAR são realmente necessárias para operar vôos internacionais de cargas e passageiros.
A cidade de Rio Branco, no Estado do Acre, tem 305.954 habitantes, menor que Ribeirão e passa a operar inclusive com aeronaves de grande porte. Nesse período foi garantido o funcionamento no aeroporto das estruturas necessárias para o tráfego internacional, tais como Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Receita Federal. A autorização foi concedida pela Anac por meio da Portaria nº 1.142, de 16/7/2010.
O Aeroporto também recebeu autorização provisória para operar um voo internacional, de rota Lima/Cusco/Rio Branco, da Star Peru. Sabe qual a metragem da pista do aeroporto de Rio Branco? - 2.158m X 45m, similar ao Aeroporto Leite Lopes. Isso prova a viabilidade técnica de iniciarmos voos internacionais a partir de Ribeirão Preto na situação que se encontra a pista atual. Nosso Aeroporto Leite Lopes tem de pista 2.100m x 45m. Isso virou uma novela mexicana e parece não ter fim.
Por isso estou fazendo um documento chamado " CARTA COMPROMISSO DE RIBEIRÃO PRETO" e vou pedir a todos os candidatos a Presidência da República e governador do Estado, que assinem, assumindo esse compromisso público de viabilizar o nosso aeroporto, para que seja internacional de fato, operando cargas e passageiros. Isso é reconhecimento ao porte e importância de Ribeirão no cenário nacional, além de desenvolvimento econômico e emprego para nossa cidade.
Prefeita parabéns pelo Blog, venho acompanhando sempre e fico feliz em ver sua vontade. Isto que nossa cidade precisava a muito tempo vontade de fazer, independente de conseguir ou não... O resto é consequência...
ResponderExcluirQuanto ao aeroporto uso frequentemente o mesmo aqui em ribeirão e tenho vergonha dele. Mesmo com aquela reforma ridícula que foi feita ele ainda é muito insuficiente para o movimento que temos. Fico indignado que não foi investido nada em mobiliário do aeroporto, não foi investido em sinalização externa, sem contar outras coisas que poderiam ter sido feito.
Um exemplo disto é o fato do nosso aeroporto não tem sequer informações disponíveis de vôos que chegam ou partem seja no saguão principal ou nas salas de embarque/desembarque. Imagine a situação você chega para embarcar ou buscar alguém, não sabe qual voo está no horário ou não, tem que enfrentar fila nos guichês das empresas só pra receber uma informação simples. O detalhe é que o numero de voos vem crescendo. Eu sempre me pergunto quanto custa isto, será que é muito difícil fazer um sistema básico e colocar algumas Tvs de LCD e disponibilizar as informações para os usuários, mas o DAESP anda sempre anda pra trás e não acredito neste tipo de melhoria tão cedo. O aeroporto não tem tanta coisa... é uma pena, espero que no futuro próximo haja mudança.
Quanto a estrutura de pistas a estrutura aqui é relativamente boa. Um exemplo é a cidade de Maringa/PR onde foi feito um novo aeroporto municipal que já é internacional o mesmo tem pistas com tamanho semelhante a de Ribeirão e lá já existem voos cargueiros com aeronaves 767 capazes de voos intercontinentais, detalhe Maringá tem metade da população de ribeirão. Por que ribeirão até hoje não??? Isto é uma dúvida que me intriga a anos... Parece que já existe a autorização para voos internacionais de carga, mas porque não sai do papel? O daesp, ou melhor o governo do estado empurra tal situação com a “barriga” tem mais de 10 anos.
Uma crítica que tenho respeitando muito os membros do Ministério Público que insistem em barrar tais melhorias. Há necessidade urgente deles se decidirem quais são os reais interesses primários da população da cidade e da região que buscam as melhorias no atual aeroporto e sua internacionalização. E não meramente interesses secundários da administração pública local. O aeroporto beneficia ribeirão preto e região este ano certamente mais de 600 mil passageiros passarão pelo aeroporto. Será que o interesse dos poucos vizinhos que ali se instalaram sabendo das irregularidades das ocupações ou da existência do aeroporto são mais importante que os 600 mil que por ali passam e dos outros milhares que poderiam utilizar o aeroporto caso ele seja ampliado ou internacionalizado. É uma questão que merece uma melhor discussão. Espero que consigam chegar a um acordo comum e remover quem tem que ser removido e liberarem por fim as obras necessárias e o tão “sonhado” aeroporto.
Uma sugestão que faço a prefeita já que vejo sua vontade poderia tentar trazer novamente a empresa GOL pra Ribeirão. Principalmente porque o "acordo" diga-se cartel TAM/GOL (inclusive isto é objeto de uma investigação do Ministério Público Federal) que fez com que a Gol abandonasse as cidades de Ribeirão e Rio Preto em troca da Tam sair de Maringá e Caxias do Sul, parece que foi por água abaixo, já que a TAM passou a operar em Bauru e Presidente Prudente e Maringa onde a Gol reinava sozinha...
Acho que seria uma hora de tentar viabilizar a volta da empresa e fortalecer as ligações de nossa cidade.
Brava Darcy!
ResponderExcluirJa imaginou eu chegar direto em Rebs sem ter que passar por Guarulhos? Hum, seria um sonho!
Darcy ha pouco tempo li em um blog amigo que a TAP estava fazendo voos direto para Campinas.
Beijos
Meiroca (www.meiroca.com)
Brava Darcy!
ResponderExcluirJa imaginou eu chegar direto em Rebs sem ter que passar por Guarulhos? Hum, seria um sonho!
Darcy ha pouco tempo li em um blog amigo que a TAP estava fazendo voos direto para Campinas.
Beijos
Meiroca (www.meiroca.com)
Exma. Prefeita, meus parabéns pela iniciativa e espero que obtenha êxito em sua campanha.
ResponderExcluirNosso aeroporto precisa, urgentemente, de muitas melhorias, como já foi salientado. E muitas coisas terão de ser adaptadas em sua estrutura mobiliária para arcarmos com vôos internacionais. Entretanto, se houver um pouco de boa vontade dos órgãos responsáveis, creio que temos plena capacidade operacional.
Espero que consigamos, finalmente, nosso aeroporto internacional e que isso dê mais força ao crescimento e expansão de Ribeirão Preto.
Olá querida prefeita, sabe porque não começamos do zero? Um aeroporto novo em uma nova área fora da cidade, entre Franca e Ribeirão, por exemplo sei lá!! Mesmo eu que não entendo nada disso, posso sentir que tem algo mais no ar alem de aviões!! Muitos abraços (Maristela Rosa)
ResponderExcluirPrefeita Darcy Vera,
ResponderExcluirPara ser sincero o aeroporto de Ribeirão é tão acanhado que prejudica o desenvolvimento da cidade. Se tivessemos decidido por um novo aeroporto há dez anos, hoje estariamos numa posição confortável e terímaos um aeroporto internacional funcionando a pleno vapor, com mais industrias exportadoras, diversas empresas de carga aérea, empresas terceirizadas especializadas em manutenção aérea, enfim, a dinâmica seria outra e Ribeirão já estaria em outro patamar de desenvolvimento.
Já o Leite Lopes não tem a menor condição de expanção, a pista é curta para que aeronaves de grande porte operem com segurança, seriam necessários pelo menos uma pista de 3000X50 mts, isso porque uma aeronave cargueira que executa rotas internacionais precisa de muito mais pista para decolar por causa do peso do combust´tivel de da própria carga, outro fator importante a ser considerado é que a temperatura e humidade elevada do ar influenciam diretamente na performance da aeronave,diminuindo a capacidade de decolagem em pistas mais curtas. Outra, um aeroporto internacional teria que ter mais uma pista menor para a aviação regional/executiva e desporto , não dá para operar tudo numa pista só isoo é pensar pequeno. Estou falando de 2010 imaagine só daqui a dez anos.
Pra quê tampar o sol com a peneira, Ribeirão precisa pulso forte, porque isso já foi longe demais , tá parecendo o blá blá blá dos est´´adios para copa de 2014, ou seja, muita conversa e pouca ação. Tomando-se a decisão hoje, a Sra. terá um aeroporto novo para a cidade em 5 anos, o que é um tempo razoável pela importância da obra.
meus parabens Prefeita Darcy Vera. Precisamos que o aeroporto se torne internacional o quanto antes porque muitos anos se passarão e perdemos todos eles. Ribeirão Preto tem uma capacidade operacional compatível e poderia ser muito maior se estivesse com um aeroporto adequado. Tem que melhorar muito nem que tenha que fazer outro aeroporto, mais temos que ter. Existem cidades no Brasil onde o trafego e número de passageiros são bem menores que o de Ribeirão Preto e já são internacionais.
ResponderExcluirContinue assim prefeita. Quem sabe este ano eu já posso fazer uma viagem internacional direto de Ribeirão.
EU ACHO QUE O AEROPORTO DE BAURU QUE TEM QUE SER O MAIOR AEROPORTO DE CARGAS INTERNACIONAIS DO CENTRO-OESTE , É UM AEROPORTO NOVINHO E BAURU É O CORAÇÃO DE SÃO PAULO .!!!
ResponderExcluirEU ACHO QUE O AEROPORTO DE BAURU QUE DÉVE LIDERAR EM VOOS CARGUEIROS INTERNACIONAIS,PORQUE BAURU É O CORAÇÃO DE SÃO PAULO , E JA TEM UM AEROPORTO NOVINHO EM FOLHA , E O AEROPORTO DE RB PRETO FOI COMFIRMADO QUE ESTA EMRREGULAR !!!
ResponderExcluir