quarta-feira, 16 de abril de 2014

Conservar a cidade limpa, uma tarefa de todos nós

Um sofá, um armário, colchões e um berço. Eu poderia estar descrevendo uma casa qualquer de Ribeirão Preto. Mas esse foi o cenário que encontrei em uma praça na esquina das ruas Otávio Golfeto e Américo Batista, no Jardim Procópio. E o pior: essa área, que acumulava todo tipo de descarte irregular, havia sido limpa três dias antes pelas equipes da Coordenadoria de Limpeza. 

Quando vi a cena, fiquei chateada. É claro que a Prefeitura tem a obrigação de manter a cidade limpa e recolher o entulho, os galhos, os objetos descartados. Mas também é obrigação de todos nós manter a cidade limpa, jogar lixo no lixo e dar a destinação correta a todos os materiais que temos de descartar.
Por exemplo. Se você precisar ou quiser jogar o seu sofá fora, existe um serviço municipal que retira o móvel. Você não precisa despejá-lo em um terreno próximo a sua casa. É só ligar para as equipes, que irão buscar o seu sofá e dar o destino correto a ele. O telefone é o 3968 8664.

É com a manutenção da limpeza e com a conscientização que criamos uma cidade com cada dia mais qualidade de vida. Uma cidade com respeito e com boa convivência entre todos. A Educação Ambiental tem grande parcela nisso.

Crescemos e aprendemos a viver em sociedade, respeitando o próximo e os patrimônios públicos, ou aqueles que conquistamos. Diariamente nossas atitudes nos colocam à prova. Diariamente tomamos decisões e fazemos escolhas que nos definem. E tomamos todas essas decisões a partir do que somos e do que construímos.

Jogar o lixo na rua ou descartar um móvel em uma praça perto de casa, por exemplo, são atitudes que parecem pequenas. Mas são decisões que, por menores que sejam, têm um grande impacto em nossa cidade.

A sacola plástica, a garrafa PET, jogadas nas ruas podem entupir bocas de lobo e impedir que a água escoa. O pneus deixados em terrenos baldios podem acumular água e abrigar, ali, um criadouro do mosquito da dengue.

Nossas atitudes refletem em nós mesmos e em nossa família. Mas também refletem em nossos vizinhos e em nossa cidade. Nossas atitudes fazem de nós o que somos, mas também constroem uma sociedade.
Me lembro do tempo em que era comum ver motoristas jogando sacolas, embalagens de comida ou copos descartáveis da janela do carro, em qualquer rua ou qualquer avenida. Isso mudou. Com a consciência ambiental, essas cenas se tornaram raras.

Espero que encontrar móveis em uma praça, como encontrei no Jardim Procópio, também seja uma cena rara ou inexistente em um futuro próximo.

A Prefeitura deve cumprir e seguirá cumprindo sua obrigação de fazer a limpeza da cidade, com equipes de varrição, cata-galho, poda, cata-treco e todos os setores envolvidos.

Vamos continuar trabalhando também com os esquemas emergenciais, como vem acontecendo desde a noite de anteontem, após o forte temporal que atingiu a cidade. Mais de 100 trabalhadores foram para as ruas, com 27 caminhões, para atender toda a demanda. O plantão se estendeu durante toda a madrugada para que os estragos fossem minimizados.

Temos um compromisso com Ribeirão Preto. O compromisso de manter nossa cidade acolhida como ela nos acolhe. De tratar de nosso município como tratamos de nossa casa. E de pensar em nossos vizinhos como pensamos em nossa família. Juntos vamos manter a qualidade de vida de nossa cidade.



Dárcy Vera
(artigo publicado no dia 16 de abril de 2014, no Jornal Tribuna, de Ribeirão Preto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário