terça-feira, 20 de agosto de 2013

Violência: uma preocupação de jovens e adultos

Metade dos jovens do País já perdeu algum parente ou amigo próximo de forma violenta. O dado está na Pesquisa Nacional sobre Perfil e Opinião dos Jovens Brasileiros, realizada pela Secretaria Nacional de Juventude. De acordo com esse mesmo levantamento, a falta de segurança é a maior preocupação entre os brasileiros com idades entre 15 e 29 anos. Um dado preocupante, mas não surpreendente.

A Segurança Pública das cidades é de responsabilidade do Governo Estadual. Assim como os governos municipais cuidam do Ensino Básico das crianças, por exemplo, quem tem obrigação de garantir segurança à população é o Governo do Estado.

As prefeituras investem na Guarda Municipal, que tem como principal função proteger patrimônios públicos. Mas também combate crimes na cidade.

Ocorre que todo esse esforço das cidades não é suficiente. É preciso que haja atitude, também, na esfera estadual para que as famílias brasileiras tenham segurança ao sair de casa.

Estive em Brasília em fevereiro deste ano para buscar apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com a secretária Regina Miki. Isso, depois de enviar 150 ofícios ao Governo Estadual pedindo mais policiamento em Ribeirão Preto. Um pedido que não é apenas meu, mas é de toda a população.

Consegui duas bases móveis como parte do programa “Crack É Possível Vencer”, do Governo Federal. Uma delas será administrada pelo Estado, com a Polícia Militar, e outra pela Prefeitura, com a Guarda Civil Municipal. Haverá mais patrulhamento, mais policiais nas ruas, mais estrutura e mais segurança. Ainda não é suficiente, mas é uma importante conquista.

Dizem que mulher é teimosa e persistente. E eu sou assim. Luto incansavelmente pelo que acredito. Lutei para trazer a Agrishow de volta e consegui. Lutei para investimentos no Aeroporto Leite Lopes, também consegui. Lutei para acabar com as enchentes e consegui. Agora, luto para que o governador Geraldo Alckmin invista mais na segurança de nossa cidade.

Aliás, essa luta não é só minha e sim de toda a cidade. Ribeirão Preto quer mais segurança. Por isso, cobro dos governos Estadual e Federal por medidas que lhes cabem. E vou continuar a fazer isso. Viajo a São Paulo e a Brasília em busca desses recursos. É responsabilidade dos prefeitos buscar soluções. Mas é necessário que o Estado de São Paulo faça sua parte.

Também estive com moradores de várias regiões da cidade pedindo mais segurança ao Fernando Grella, secretário Estadual da pasta. A passos tímidos, está promovendo ações integradas entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Grupo de Operações Especiais e helicópteros.

Mas, é preciso fazer mais. Ribeirão espera por isso. Neste cenário, a colaboração de nossos deputados estaduais é fundamental. Por isso, também tenho pedido ajuda a eles. E tenho tido apoio.

Não podemos deixar que a violência seja a grande preocupação dos jovens. A maior preocupação dos jovens deve ser com seus estudos, com a preparação para o futuro. E é para o futuro que, dia a dia, o Brasil tem de se preparar.




Dárcy Vera
Prefeita de Ribeirão Preto

(artigo publicado na edição de hoje, 20 de agosto, no jornal Tribuna, de Ribeirão Preto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário