segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

"Dar Esmolas Não Ajuda" por Jornal A Cidade


Prefeitura vai intensificar campanha contra esmola no comércio

Secretaria quer que os moradores passem a se utilizar mais do serviço 161 da Assistência Social

Helio Pellissari

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ribeirão Preto começa nesta segunda-feira (27) um trabalho de conscientização junto a comerciantes das avenidas Saúde, nos Campos Elíseos e avenida D. Pedro I, para que eles evitem dar esmolas aos moradores de rua.
Estas duas avenidas concentram hoje um grande número de moradores de rua e de pessoas pedindo esmolas. O objetivo da secretaria com a intensificação da campanha "Dar Esmolas Não Ajuda", implantada em 2009, é conscientizar os comerciantes da necessidade de comunicar a secretaria sobre os moradores de rua e evitar dar esmolas.
As assistentes sociais vão percorrer os estabelecimentos comerciais das duas avenidas conversando com os comerciantes e orientando para evitar dar esmola para os moradores de rua. "Esperamos que os comerciantes da cidade também se envolvessem, mudando definitivamente a forma de agir, aderindo ao nosso apelo. A primeira ação será na avenida Saudade, mas iremos ampliar o programa para outros pontos estratégicos da cidade", explica a secretária Maria Sodré.
Paralelamente ao trabalho de conscientização dos comerciantes, as assistentes sociais também devem intensificar o trabalho junto aos moradores de rua. A secretaria de Assistência Social quer levantar a situação dos moradores de rua para poder dar encaminhamento correto aos casos.
Para Maria, existem vários tipos de freqüentadores de rua. Existem os que estão na rua por terem perdido completamente o vínculo familiar. A maior parte destes moradores também está envolvida com álcool e drogas. assim como existem os que tiram seu sustento do trabalho nas ruas. A Secretaria quer que os moradores passem a se utilizar mais do serviço 161 da Assistência Social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário