quarta-feira, 9 de março de 2011

A cidade, as chuvas intensas e os novos buracos


Hoje meu dia foi tenso. Nos 8 últimos dias de chuvas, a prefeitura teve que interromper o serviço tapa-buracos por causa do volume de água. Mas não foi só isso. Com tanta chuva, novos buracos apareceram. Isso se deve a qualidade do asfalto de boa parte dos bairros da cidade que estão desgastados e qualquer chuvinha é motivo para abrir novos buracos. O tempo médio de vida de um asfalto é de 5 anos, o máximo é de 10 anos. A maioria dos bairros foram asfaltandos há mais de 12, 15,20, 30 e até 40 anos atrás. Por isso, qualquer chuvinha que caí, a capa asfáltica é tão fina, que não resiste e abre buracos. Isso tem me tirado o sono. Hoje liguei em Brasília, na Casa Civil, para falar com o Palocci. Como estava em reunião, falei com um de seus assessores, o Brani. Quero pedir para o Palocci me ajudar a liberar a verba para recapear os lugares mais necessitados, principalmente as ruas com muito fluxo de veículos. A notícia que veio de Brasília não foi animadora. A presidenta Dilma Roussef anunciou cortes no orçamento e deve manter apenas o já comprometido com os municípios. Também ligue no Ministério das Cidades e ouvi que não é apenas Ribeirão que tem buracos e sim a maioria das cidades brasileiras. Fui informada que somente na semana passada, mais de 200 municípios protocolaram pedidos para liberação de verbas para recapeamento. Estou na busca de solução e peço paciência a população, porque as chuvas não dão trégua e além de não conseguir fazer o serviço, novos buracos abrem por falta de galerias e tempo de vida do asfalto.

11 comentários:

  1. A situação está complicada, e com esse tempo o que tem que ser feito é o tapa buracos mesmo, mas assim que o tempo melhorar é necessário estar tudo pronto para um recapeamento de qualidade. Uma situação que não é de hoje e verdade não só de Ribeirão Preto. No entanto será necessário com ou sem a verba do Governo Federal, é isso aí Prefeita, não deixa eles em paz não, cobre providências.

    ResponderExcluir
  2. Até entendo todo esse problema das chuvas, asfaltamento antigo e tudo o mais. O grande detalhe é que é visível a má qualidade dos reparos que vêm sendo feitos. Os buracos são preenchidos com uma massa de má qualidade, e além disso o serviço é mal executado, deixando a massa asfáltica mal assentada, facilitando a infiltração de água. Sem falar na altura acima do nível do restante do asfalto. Já ouvi muitos dizendo isso, é como se virassem o buraco de cabeça pra baixo.
    A qualidade dos serviços prestados na operação tapa-buracos deve ser revista, visando um melhor aproveitamento da verba destinada, e maior duração dos serviços executados.

    ResponderExcluir
  3. Agora sim Darcy, fui o primeiro a criticar a administração pela quantidade de buracos mas quero te parabenizar por este blog e pela iniciativa de prestar contas com a população.

    ResponderExcluir
  4. Não duvido da sua incansável luta para manter Ribeirão em perfeita condição de tráfego.

    Mas confesso que me incomoda muito o modo como os buracos são previamente resolvidos.
    Muitos deles abrem logo que são tapados.
    Daí a situação piora, pois além do buraco, fica um acúmulo de pedras que furam pneus e podem machucar pedestres.

    Neste caso, qual seria a solução?

    ResponderExcluir
  5. são as águas de março fechando o verão... e abrindo buracos... tenho ctz q com seu empenho logo logo eles não serão mais problema.

    ResponderExcluir
  6. Tenhamos todos paciência!
    As pessoas sabem de seu esforço e dedicação para com a cidade!
    Nunca se esqueça: VOCÊ TUDO PODE NAQUELE QUE TE FORTALECE!
    Sempre acreditei em você, tenha calma! Tudo irá se resolver!
    abraços
    klil

    ResponderExcluir
  7. Darcy, o povo acredita em você!
    E Deus nunca abandona o filho que pede e implora!
    Eu sei que você vai conseguir os recursos, para o recapeamento de nossa cidade.
    VOCÊ TUDO PODE NAQUELE QUE TE FORTALECE!
    Abraços
    klil ferreira

    ResponderExcluir
  8. Ola Darcy Vera, se todos tivessem consciencia que tudo tem seu tempo; "há tempo pra cada coisa" então teriam mais paciencia e encararia os problemas munícipes com mais sabedoria. Gostei do seu blogg, mas ainda estou esperando sua visita aos meus trabalhos no Novo shopping que ainda vai ate o dia 20 deste mes. Estou com um projeto de fazer uma maquete com cidade do futuro, tudo dentro da sustentabilidade, que acha? grande abraço. Sua visita é muito importante pra mim. fica com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Sucesso e realização! Estas são palavras mágicas que acompanham a competência. "Leva tempo para alguém ser bem sucedido porque o êxito não é mais do que a recompensa natural pelo tempo gasto em fazer algo direito." (Joseph Ross)

    ResponderExcluir
  10. Sucesso e realização. Estas são palavras mágicas que acompanham a competência. "Leva tempo para alguém ser bem sucedido porque o êxito não é mais do que a recompensa natural pelo tempo gasto em fazer algo direito." (Joseph Ross)

    ResponderExcluir