quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Infraero e Prefeitura de Londrina assinam Acordo de Cooperação para ampliação do aeroporto


O Aeroporto de Londrina irá receber da INFRAERO investimentos da ordem de R$ 20 milhões, para ampliar a pista de 2.100m para 2.700m. Além da ampliação da pista, também a construção de pista de taxiamento, bem como a criação de toda infraestrutura para instalação do ILS Cat I e do D-VOR, equipamentos que vão ampliar as condições de orientação das aeronaves que operam no aeroporto.

A cidade de Londrina é uma cidade importante do Sul do Brasil, possui cerca de 506 mil habitantes. Acho que é uma grande conquista para a cidade, principalmente porque o mercado aeroportuário tem se popularizado, dando oportunidade a todas as classes sociais.

Acho maravilhoso ler notícias como estas, onde os investimentos no setor aéreo tem sido percebida. O que me chamou a atenção, é que o aeroporto em questão esta dentro da cidade, muito próximo do centro, tendo ao seu redor diversas construções, com densidade populacional grandiosa. Isso mostra que quando brigo pelo Aeroporto Leite Lopes, estou certa, porque estamos longe do centro, numa área bem localizada e pronta para receber investimentos.

Isto quer dizer que o Aeroporto Leite Lopes esta numa posição mais adequada na cidade de Ribeirão Preto em relação ao Aeroporto de Londrina.

Lá, o acordo da INFRAERO foi feito junto com a Prefeitura de Londrina. A prefeitura faz as desapropriações e a INFRAERO os investimentos.

Bem que tentei protocolar documentos na ANAC em nome da Prefeitura de Ribeirão, mas não aceitaram, poís somente pode fazer isso quem administra o aeroporto, ou seja, O DAESP.

O que temos assistido é o governo federal investir em outros aeroportos e não em Ribeirão em função da lentidão e morosidade do DAESP. Mesmo porque, em reunião com o Ministro Nelson Jobim, pedi investimentos para o aeroporto e segundo ele, através do Profaa ( Programa Federal de Auxílio aos Aeroportos) é possível, basta o DAESP entrar com o pedido.

E você acha que o DAESP entrou? - Acertou, o DAESP não entrou com nenhum pedido de investimentos para Ribeirão, muito menos com o projeto de extensão da pista. Desta vez nem podia culpar o Ministério Público, porque estava dentro das especificações e clausulas do Termo de Acordo.

Minha esperança é que o Governador Geraldo Alkmin consiga solucionar tantas pendências. É o que vamos ver nos próximos meses. Já solicitei reunião para tratar desse assunto e aguardo confirmação da data. Com relação ao Secretário Estadual de Transportes, Saulo, pedi que atendesse minha ligação. Ele pediu para me retornasse a ligação dizendo que assim que se inteirar do assunto, irá me receber. Quem me deu o retorno da ligação foi o Sérgio Camargo, sim o mesmo Sérgio do DAESP.

Ouvi do próprio Ministro Nelson Jobim que o aeroporto de Ribeirão é importante para o país, por sua localização é estratégica no Estado de SP e por sua força econômica no mercado nacional e internacional.

Matéria publicada no Jornal GAZETA de Ribeirão de hoje, mostra que o aeroporto Leite Lopes tem recorde de passageiros em 2010. Foram 678 mil passageiros, um crescimento de 43,2% maior com relação a 2009.

Acima, foto aérea do local onde está situado o aeroporto de Londrina.

7 comentários:

  1. Darcy, é uma tristeza ler isto! Não por Londrina! Mas por nós! É um descaso sem tamanho o do Daesp! É incompreenssível a falta de atenção para com o aeroporto de Ribeirão Preto, que movimenta quase 700 mil pessoas em um período de um ano.
    Espero que o governador Geraldo Alckmin não se esqueça que a região de Ribeirão Preto apresentou a maior representatividade de votos no PSDB na última eleição.

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  2. Puxa vida, é realmente absurda a falta de interesse desse DAESP. Cidade do porte da nossa não ter se quer um pingo de atênção por parte desse órgão. Espero que possamos ter notícias mais favoráveis daqui pra frente, parabéns Prefeita pelos esforços.

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  3. Não é sensato ampliar o Leite Lopes. Parabéns ao Ministério Público por não permitir isto. Ribeirão Preto precisa de outro aeroporto.

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  4. É uma vergonha esta autarquia estadual DAESP.

    Não seria o caso da prefeitura "pedir" a administração do aeroporto como ocorre em Maringa?

    Um aeroporto municipal administrado pela prefeitura certamente seria melhor que o que é hoje e melhor que muitos da INFRAERO.

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  5. Quando comentei, em um jornal local, que no DAESP quase todos que estavam lá entendiam de tudo menos de administrar aeroporto com certeza eu estava certo. Foi na matéria sobre o painel de voos e o relógio do aeroporto que até hoje não existem. Vejo um esforço muito grande da Sra. Prefeita em lutar por melhorias neste aeroporto ao contrário das entidades de classe da cidade que só falam mas não fazem nada de concreto. ACI, CDL, Convention, etc. etc, ajudem a pressionar os deputados e ministros da cidade no sentido de se conseguir solução para o aeroporto, só a prefeita fazendo isso não vale, ela precisa da ajuda de todos. Realmente, em Londrina as casas estão bem próximas do aeroporto e nem porisso eles odeiam o aeroporto, pelo contrário, fazem de tudo para torná-lo maior e mais moderno, representa desenvolvimento com geração de emprego e renda. Como Cmte de B737, faço operações regulares em Londrina e vejo isto de perto. Como filho de RP só tenho a lamentar pelas notícias desfavoráveis ao nosso aeroporto. Não desista Sra. Prefeita pois é isto que estão querendo que faça, não desista!!! Como na capital não existe qualquer aeroporto administrado pelo DAESP, proponho a mudança da sede do DAESP para RP, uma vez que o Leite Lopes é o seu principal aeroporto administrado, e isso, talvez, tornaria as ações do DAESP mais ágeis, com a palavra o Governador Geraldo Alckmin.
    Parabéns Sra. Prefeita!!!

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  6. É por tudo isso Sra. Prefeita que insisto e me somo aos seus esforços de ampliação do Leite Lopes, este aeroporto é bastante viável já com toda infraestrutura aeronáutica instalada como DVOR(não está funcionando ainda, depende de providências da INFRAERO), NDB, Torre de Controle, radar (operado pelo Controle Academia [Pirassununga]), Hangares de manutenção ( e outros que poderão ser construídos) e o futuro TECA-RP (Terminal de carga aérea). Insisto na ampliação da pista fins de melhorar segurança nos pousos. Pistas escorregadias quando molhadas existem muitas no Brasil; Curitiba é uma delas, mas os pousos continuam, evidentemente com alguns cuidados seguidos pelos Pilotos que lá operam. Parabéns Sra Prefeita Dárcy Vera por sua luta e perseverança com respeito ao aeroporto, tenho certeza que sairá vitoriosa desta batalha. Conte comigo.

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  7. É um absurdo a morosidade!!! Riberão Preto, a cidade que sedia a Agrishow, sedia StockCar, sem um aeroporto a altura.
    Autoridades, olhem para nossa cidade com mais vontade e profissionalismo.

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