quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Meio Ambiente: Ribeirão Preto é apresentada como cidade modelo em congresso internacional

Apresentação: Ribeirão Preto foi mostrada no congresso do CONAMA, Congresso Internacional sobre Meio Ambiente,realizado em Madrid, como a cidade com o maior percentual de esgoto tratado do Brasil. Com população acima de 500 mil habitantes, Ribeirão tem 98% de seu esgoto coletado e tratado. Com o tema " Integração Social e Ambiental de Infraestruturas" foi apresentado no telão, a localicação da cidade, a localização do aquífero guarani,o reservatório subterrâneo formado pela natureza há milhões de anos, o espaço geológico, estrutura tecnológica, centrífugas,dados operacionais, montagem da rede, extensão e número de residências com ligações de água e esgoto. A cidade foi tema como modelo de trabalho nesta área para toda a América latina. Foi uma apresentação detalhada, com dados técnicos atualizados, fato que pode ser usado para atrair investimentos para a cidade e região. O congresso reuniu participantes de vários países, em vários blocos.
Na Prefeitura de Madrid: Também estive com a Secretária de meio ambiente da cidade de Madrid, Ana Botella. Na Prefeitura da capital espanhola, em visita oficial, foram discutidos vários assuntos, entre eles a força da região como produtora de ETHANOL, considerado um combustível não poluente.
Embaixada Brasileira na Espanha: Na Embaixada brasileira, numa carinhosa recepção oferecida pelo embaixador Paulo Campos, também foi discutido o relacionamento comercial entre os dois países, com destaque para os assuntos relacionados com a região de Ribeirão Preto.

2 comentários:

  1. Excelentíssima Prefeita Darcy vera,

    Sabemos que a nossa região de Ribeirão Preto é, em relação ao aquífero guaraní, um importante ponto de recarga de águas, tornando-se portanto uma área privilegiada pela natureza rica em recursos. Pelo mesmo motivo esse ponto de recarga torna-se preocupante tendo em vista que nossa região, grande produtora de cana-de-açúcar e outras culturas, dependem do uso intensivo de defensivos agroquímicos e/ou fertilizantes, que ao serem levados pelas águas das chuvas, contaminam os cursos dágua, e posteriormente infiltra-se para o aquífero guaraní.
    Diante de tal situação, gostaria de chamar a atenção da prefeitura para cobrar das instituições responsáveis pela fiscalização ambiental um posicionamento pragmático perante os agricultores e usinas detentoras de fazendas.
    Desejo sorte a senhora prefeita para que nesse novo ano os tramites para trazer um aeroporto ao patamar de nossa cidade sejam executados, e que outras obras de infraestrutura e de atenção ao cidadão sejam possibilitadas, como por exemplo, uma desejada revitalização de todo o centro, sobretudo na 'baixada'.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Olá prefeita, antes de mais nada parabéns por este primeiro ano de governo! Estou orgulhoso do meu voto!!
    Bem, como nem tudo são flores...recentemente, nós moradores do parque dos lagos, que estão iniciando a instalação de mais um posto de combustíveis próximo a dois condomínios. Como pode isto? E a defesa do aquífero guarani?
    É notório que este tipo de estabelecimento, na sua grande maioria traz muitos problemas para as comunidades próximas como barulhos, som alto dos carros, assaltos e etc, sem contar uma possível desvalorização dos imóveis próximos.
    Com tanta preoculpação com um projeto piloto de urbanização deste bairro, como pode este tipo de comércio se estabelecer neste local?
    Se puder responder ficarei eternamente grato pois, tenho imóvel muito próximo ao local e terei que vendê-lo antes que desvalorize.
    Um abraço e parabéns!!

    ResponderExcluir