quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Efetivação dos Agentes Comunitários de Saúde

Caros amigos Agentes Comunitários de Saúde,

Como tenho recebido muitos e-mails perguntando sobre a efetivação dos Agentes comunitários de Saúde, quero deixá-los tranquilos que o processo de certificação que estava sendo feito pela Secretaria da Saúde terminou hoje. A documentação precisou ser feita de forma individual, por isso demorou um pouco mais. Pedi a Drª Carla que encaminhe ainda hoje para a Secretaria de Administração para que seja feito o processo de admissão junto ao RH. A publicação deverá ocorrer em 1º de março.


Sejam bem vindos! Missão cumprida.

Agradeço publicamente a comissão das agentes que me ajudaram no levantamento de documentos. São elas:
- Elaine, Eliane, Leninha, Sonia, Rosimeire Perpétua, Fernanda e Fabiana. Obrigada também ao adv. Dr. Dalmo, representanto a comissão.


Dárcy Vera.

4 comentários:

  1. ola Darcy td bem?
    amada estou muito feliz com a sua declaraçao,e muito mais tranquila,Darcy teremos uma reuniao na sexta-feira na camara,vc sabe se essa reunião vai ter alguma coisa haver com a efetivação dos agente?me responda por favor pois tem agente que não esta tendo dinheiro para condução,e assim posso adiantar o assunto.
    desde já te agradeço muito pelo empenho e digo novamente vc é uma mulher de palavra e fiel naquilo que promete.
    grande abraço
    patricia
    email:patriciacambra@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. ola, gostaria de dizer que tbém estou tranquila ,mais não é verdade, pois minha preocupação é o que ira acontecer com as agentes comunitarias que ficaram de fora da emenda.
    qual sera a real situação delas, pois se ouve falar somente das que foram efetivadas e quanto as demais, como ficam? como fica a diferença salarial? será que continuarão trabalhando? tera algun valor o vínculo que cada uma tem vez com os moradores nestes quase 3 anos? vejo que as demais estão se sentindo em um dos túneis de são paulo sem luz alguma, esperando que apareço esta luz, e esta luz a sra pode nos dar. creio no Deus que nos colocou la dentro a quase 3 anos, e agora creio a sra prefeita é uma mulher justa e com certeza esta pensando na melhor forma de nos ajudar, pois nunca me decepcionei com a prefeita e creio que não será esta a 1° vez.

    bjos rdferrer@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. ola Darcy td bem?amada estou muito feliz pela nossa efetivaçao, mas gostaria de saber como fica como fica a situaçao das meninas que nao entrarão pois da minha unidade ficaram 3 e estão esperando uma resposta por favor me de uma posição dessa situação,para eu poder falar com elas,desde ja te agradeço novamente por me ouvir e responder.
    abraço
    patricia
    email:patriciacambra@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Sra. Dárcy Vera.

    Sou aluna de pós-graduação da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto e participei do Programa Monitores em Saúde durante os meses de dezembro de 2009 a fevereiro de 2010. Nesse período, pude acompanhar o trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde do Núcleo de Saúde da Família Eugênio Mendes Lopes (equipes número 50 e 51) e perceber toda a dedicação e afinco com os quais essas mulheres realizam seu trabalho.

    Uma das atividades realizadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde é a visita domiciliar aos moradores da região assistida pelo Núcleo ao qual pertencem e, nos dias de hoje, abrir a porta da sua casa para uma pessoa desconhecida inevitavelmente gera certo receio, mesmo que os desconhecidos mostrem as suas identificações do trabalho e nos dêem garantias de sua credibilidade.

    Contudo, essas Agentes Comunitárias de Saúde, mês a mês foram cativando as pessoas dessa comunidade e criando um vínculo muito forte, principalmente por também viverem nessa comunidade e também partilharem das inúmeras situações do cotidiano local.
    Dessa forma, pude perceber o carinho e o envolvimento com que a população recebe as Agentes Comunitárias de Saúde em suas casas, para que elas possam ver as questões de saúde das famílias visitadas. E esse vínculo conquistado com a população fortalece os laços de confiança e possibilita que as pessoas sintam-se a vontade para comentarem a respeito de seus problemas de saúde e, muitas vezes também, sobre problemas e particularidades pessoais.

    Infelizmente, essas Agentes Comunitárias de Saúde não conseguiram a sua efetivação nesse último processo cujo resultado final saiu essa semana no qual outras agentes em semelhante situação foram efetivadas. Esse ocorrido se deu por um atraso em obras que estavam sendo feitas no Núcleo de Saúde da Família Eugênio Mendes Lopes que acarretou também um atraso na contratação das Agentes Comunitárias de Saúde.

    Isso realmente é um fato lamentável, pois vemos que quando elas forem destituídas de seu cargo, depois de exercerem o seu trabalho por alguns anos, será necessário que outras pessoas – agora devidamente concursadas – sejam treinadas novamente no serviço, o que demandaria em gastos desnecessários para o nosso sistema de saúde; além de ser necessário mais um longo tempo até a população habituar-se as novas Agentes Comunitárias de Saúde. E, no decorrer desse tempo, muitos progressos no tratamento dessas pessoas poderiam ser interrompidos e até sofrer um retrocesso pela quebra de um vínculo tão importante que é esse estabelecido entre a comunidade e sua Agente Comunitária de Saúde.

    Sendo assim, gostaria de pedir pela sua intercessão a essas Agentes Comunitárias de Saúde.

    Grata pela atenção,

    Iahel Manon de Lima Ferreira
    Farmacêutica
    Mestranda em Clínica Médica
    Faculdade de Medicina Ribeirão Preto – FMRP
    Universidade de São Paulo – USP

    iahel@usp.br

    ResponderExcluir