quarta-feira, 3 de junho de 2015

O Pedro II é nosso!


Dárcy Vera
Prefeita de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto está dando início a uma campanha para envolver toda a cidade. Sem partido, preferências políticas ou interesses além do município. É a campanha O Pedro II é nosso! Quero que você participe e nos ajude nessa ação. Vou explicar para vocês qual é esse assunto envolvendo o nosso Theatro, um patrimônio histórico e cultural de nossa cidade.

Fiquei muito surpresa quando, há algumas semanas, descobri, com a presidente da Fundação Pedro II, Dulce Neves, documentos do Theatro que mostravam que o prédio que representa nossa arte não pertence ao nosso município. Levei um grande susto e confesso que, na hora, tive um baque. Quem poderia acreditar que nesses anos todos ainda não possuíamos a doação formal do edifício para nossa cidade. Foram muitos anos que se passaram desde a construção do Theatro Pedro II, no início do século XX. Desde então, não tínhamos a cessão definitiva. 

Naquele dia, eu e Dulce separávamos documentos para encaminhar projetos culturais e encontramos um deles dizendo que o prédio pertencia à Cervejaria Antárctica. Isso mesmo. Você sabia disso? Aparentemente ninguém conhece essa história. Resolvemos, então, ir atrás. Algo que está indefinido há anos e que precisa ser definido.

Um impasse judicial entre a Companhia Antárctica e o Governo do Estado de São Paulo impediu que o Estado doasse o Theatro Pedro II ao nosso município oficialmente. Na época, o governador Orestes Quércia não pôde fazer a doação porque a família não aceitou o valor oferecido e entrou na Justiça.

Enfim, desde então, não há qualquer doação formal definitiva do local para nossa cidade. O prédio é do Estado. E demos início à campanha para que seja feita a doação a Ribeirão Preto.

O Theatro Pedro II é de Ribeirão, é nosso. Afinal de contas, por todos esses anos, nossa cidade cuidou, preservou e fomentou o espaço. É o maior símbolo histórico e cultural de nossa cidade. É nosso!

Conversei com representantes da imprensa para que façamos uma grande campanha no município. Já encaminhei ofício ao governador Geraldo Alckmin solicitando a doação para Ribeirão.


Conto com você para entrar nessa iniciativa e lutar por esse nosso patrimônio histórico. Vamos vestir a camisa de Ribeirão e do Pedro II!