quarta-feira, 27 de maio de 2015

As reivindicações dos prefeitos

Dárcy Vera
Prefeita de Ribeirão Preto

“Pacto Federativo: Esperança de vida aos municípios”. É este o tema da Marcha a Brasília em defesa dos municípios, que reúne prefeitos de todo o Brasil, em evento onde participam mais de 4 mil pessoas.

Na décima oitava edição, a falta de recursos das prefeituras, a necessidade de se rever a distribuição de renda entre os entes federativos e a urgência de uma mudança foram os temas principais.

A dificuldade financeira é uma realidade entre todas as cidades brasileiras. Até as prefeituras que estão conseguindo contornar as dificuldades ainda não têm certeza do quanto esse controle irá aguentar. A demanda nos municípios só cresce, enquanto os investimentos e repasses não. É uma realidade. Uma conta que não fecha. E que demonstra os obstáculos enfrentados pelos prefeitos.

Tive a oportunidade, ontem, em minha visita a Brasília durante a XVIII Marcha, de conversar com secretários municipais, prefeitos e até o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, com quem me encontrei na sede do ministério.

 É claro que as medidas anunciadas pelo Governo Federal para a contenção de gastos gera muita especulação e traz dúvidas. Me reuni com ele, portanto, para assegurar que as obras já anunciadas do PAC 2 iriam sair. Informei a ele a necessidade de darmos andamento a esses projetos. Apenas com o investimento e com as parcerias entre municípios, Estado e União é que conseguiremos realizar todos o trabalho necessário para atender a demanda. Kassab me garantiu que isso será considerado e que nosso trabalho terá continuidade.

Está claro, para todos os prefeitos – e para a população – que os recursos das cidades estão escassos. Não é possível atender todas as necessidades dos moradores, que são cada dia maiores, sem que haja uma melhor distribuição dos recursos financeiros em todo o País.

Portanto, a reivindicação dos prefeitos durante a Marcha em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), é totalmente válida e muito importante.

Só com a revisão do Pacto Federativo, que determina a porcentagem do orçamento destinada ao Governo Federal, ao Governo Estadual e às cidades, vamos conseguir atender toda a demanda. Somente com a revisão do Pacto Federativo teremos os resultados que precisamos ter: a garantia dos pagamentos em dia, dos serviços realizados de acordo com as expectativas e necessidades de todos.


Nós, prefeitos de todo o Brasil, estamos unidos para que isso aconteça. Para que exista uma redefinição nesses valores. Isso é fundamental. E vou continuar nessa luta. 

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Conservar a limpeza: uma tarefa de todos.

Dárcy Vera
Prefeita de Ribeirão Preto

Ontem passei pelo bairro Lagoinha, em Ribeirão Preto. Vi caminhões da equipe da Coordenadoria de Limpeza Urbana trabalhando na região, retirando lixo e preservando o local. Conversei com as equipes e mais uma vez tive uma informação que me deixou triste. O trabalho tem sido feito com intensidade em várias regiões de nosso município. Mas tem durado pouco. Grande parte das áreas que foram limpas receberam, dias depois lixo.

Esse caso aconteceu recentemente no Quintino, onde as equipes trabalham em regime de mutirão para deixar o bairro mais limpo e organizado. Ali a limpeza, feita em dias, durou apenas horas. Os espaços que foram completamente limpos voltaram a acumular móveis, garrafas, roupas...

Cabe ao poder público não medir esforços para manter a cidade apresentável, mas, mais do que isso, higiênica, garantindo o bem estar à população dos bairros. Isso é incontestável. Faz parte do trabalho da Prefeitura de Ribeirão Preto manter as equipes nas ruas e batalhar incansavelmente pela limpeza de nossa cidade.

Eu mesma já vi algumas vezes. Parei e fotografei momentos que não acreditei: pouco tempo após a limpeza, locais todos sujos. Além de tristeza, há uma sensação de falta de cuidado com nossa cidade, com Ribeirão Preto. Cada bairro, cada rua, cada morador nos ajuda a construir, diariamente, o nosso município. É um trabalho diário e conjunto, de todos nós.

Não é apenas o nosso caso, mas em todas as cidades. Não basta o poder público (seja prefeitura, Estado ou União) trabalhar. Isso, claro, tem que acontecer. Mas é preciso colaboração de todos. Temos de estar juntos e trabalhando no mesmo compasso.

Neste momento, a Coordenadoria de Limpeza Urbana segue o trabalho no Quintino e também no Simioni, em mutirão de limpeza nas regiões.


Ajude nessa conscientização com seus amigos, vizinhos e quem mais puder colaborar conosco. Todos nós precisamos preservar nossa cidade e fazer de Ribeirão Preto um lugar cada vez melhor. Apenas juntos vamos conseguir atingir esse objetivo, afinal de contas, ninguém faz nada sozinho.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Obstáculos do dia-a-dia

Hoje foi um dia daqueles. Corrido, cheio de compromissos e muito trabalho. Não muito diferente de minha rotina. Às vezes falta tempo até para almoçar e acho que até já me acostumei com isso. Mas hoje, além de tudo isso, aconteceram algumas coisas que me levaram a escrever este texto.

Todos os dias recebo mensagens de moradores de Ribeirão Preto e acho isso muito importante. Mas algumas dúvidas, pedidos, críticas, são comuns a todos e é importante deixar claro questionamentos que sempre aparecem. Por exemplo: Hoje recebi uma mensagem de um munícipe querendo saber por que o policiamento não faz ronda no bairro dele. Expliquei que a programação é feita pela Polícia Militar e a administração e responsabilidade são do Estado. Mas que iria encaminhar o pedido ao Coronel responsável pela Polícia Militar na nossa região e pedir que verificasse a possibilidade de ronda em seu bairro. Pouca gente sabe o que é responsabilidade de quem - da União, do Estado ou do Município. E quando sabemos quem é responsável por qual tarefa, fica mais fácil e melhor cobrar. Cobramos de quem tem o dever de fazer. Cobramos dos responsáveis. Isso é fundamental.

Depois disso, recebi uma notícia de minha equipe da Coordenadoria de Limpeza. Fizeram um mutirão em uma praça e a deixaram limpinha. Os funcionários foram almoçar e voltaram para continuar o trabalho próximo ao local. Quando chegaram, tiveram uma triste surpresa: em menos de 1 hora, alguém foi lá e sujou de novo. O que aconteceu? 

Já haviam feito depósito de materiais de construção na praça e assim é quase sempre... Se não houver consciência, não há como manter a cidade limpa. Muita gente faz a limpeza nos jardins e fundos de residências e colocam o lixo na calçada, no meio-fio, na rua. Dizem, depois, que o bairro está sujo. Eu e as equipes recebemos críticas por isso.  Mas, quem jogou o lixo no lugar errado? 

Além disso, existe a necessidade de deixar o lugar livre para circulação. O cadeirante, o pedestre, o carro precisam locomover. Uma cidade limpa depende de todos nós. Não apenas de mim ou dos funcionários, com suas mãos calejadas e cansaço marcado nas linhas de seus rostos. Tem bairro onde é preciso limpar bueiros toda semana, todo mês. Sacolas plásticas, fraldas, caixas de leite, roupas, pneus, materiais de construção... Sei que ainda assim, ainda há muita coisa para eu fazer pela cidade. Mas em alguns casos, como esse, a colaboração dos moradores é fundamental.

Vamos ajudar a manter a cidade limpa. Depende de todos nós. 

Desculpe o desabafo, mas existe muita gente para criticar e pouca gente para colaborar. Faça parte da campanha de esclarecimento que a responsabilidade de manter a cidade limpa é de todos nós. Nos ajude!


quarta-feira, 6 de maio de 2015

Vacinação contra a gripe em Ribeirão Preto


Dárcy Vera
Prefeita de Ribeirão Preto

A campanha de imunização contra a gripe começou. A meta de Ribeirão Preto é imunizar 175.474 pessoas que estão nas faixas recomendadas pelo Ministério da Saúde para a vacinação, até o dia 22 de maio. Na segunda-feira, dia do lançamento da campanha, estive na Unidade Básica de Saúde Albert Sabin, popularmente conhecida como UBS do Marincek.

A vacinação contra a gripe é indicada para idosos com 60 anos ou mais, crianças com idade de seis meses a cinco anos, gestantes, puérpuras (mulheres que estão na fase de até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas, e profissionais de saúde, que atuam em serviços públicos ou privados.

A imunização contra o vírus é fundamental. Desde que as vacinas contra a gripe começaram a ser aplicadas, a população ficou mais protegida. É preciso, no entanto, saber exatamente as indicações.

No próximo dia 9 de maio, a Prefeitura de Ribeirão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá intensificar a campanha com vacinação em cinco unidades de saúde: UBDS Quintino II, UBDS Castelo Branco, UBDS Vila Virgínia, UBS Campos Elíseos e UBS Vila Recreio. Será criado um esquema especial com a equipe da pasta para aplicar a vacina também no calçadão, das 8h às 17h.

Todas essas ações têm como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de se manter em dia com a saúde e com o corpo. É preciso estar atento às notícias e às campanhas de imunização. Só assim garantimos o bem estar de todos.

Na última campanha que fizemos o número de vacinas aplicadas em gestantes foi inferior ao esperado. E é justamente por isso que o trabalho, neste ano, é para intensificar as ações educativas e a informação a todos que estão na faixa indicada para se imunizar.

Se você conhece alguém que atende os requisitos para receber a vacina contra a gripe, indique, informe, compartilhe a informação. Quando estamos unidos em prol de um objetivo comum, somos mais fortes e nos tornamos invencíveis.


Por isso, peço aqui também a sua colaboração: a vacinação contra a gripe segue até o próximo dia 22 de maio, em todas as salas de vacinação de Ribeirão Preto, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Divulgue a seus amigos. Se tiver alguma dúvida, acesse o site da Prefeitura de Ribeirão Preto: www.ribeiraopreto.sp.gov.br.