domingo, 16 de novembro de 2014

O NOME DE HENRIQUE MEIRELLES VOLTA A SER COTADO COMO MINISTRO DA FAZENDA

O NOME DE HENRIQUE MEIRELLES VOLTA A SER COTADO COMO  MINISTRO DA FAZENDA.

Hoje, alguns jornais e sites publicaram matéria falando que o nome do ex-ministro da fazenda, Henrique Meirelles volta a ser cotado para a mesma pasta, já que o foco é na produtividade para que o Brasil se torne competitivo nos mercados internacionais. Para Meirelles, CRESCER É COMPETIR. Abaixo, um artigo publicado pelo Henrique Meirelles no site 247 - Brasil. Vale a pena ler.

CRESCER É COMPETIR

Henrique Meirelles
Na intensa discussão sobre a retomada do crescimento é crucial analisar a economia mundial na qual estamos inseridos, porém, indo além da discussão pontual sobre até que ponto o mundo já saiu da crise. Para isso é necessário entendermos os desequilíbrios que a geraram, como evoluíram e para onde vamos.
A raiz do desequilíbrio foi a relação simbiótica entre EUA e China. Os EUA saíram de fase de crescimento baixo e inflação mais alta por meio de forte aperto monetário no início dos anos 1980. O país então iniciou período de crescimento elevado, com juros e inflação mais baixos, num processo de estabilização de expectativas inflacionárias e forte credibilidade do Fed (o BC dos EUA). Mas o longo período de juros baixos e estabilidade, numa economia afluente, elevou o consumo e o endividamento, refletido na frente externa pelo aumento do déficit nas contas correntes. Os EUA cresceram muito, com poupança cada vez mais baixa e consumo em alta.
Complementarmente, a China desenvolveu política de exportação agressiva aproveitando o apetite dos EUA por seus produtos baratos. Ancorou o modelo num nível de poupança muito alto, salários baixos e investimentos agressivos das empresas, que geraram muitos empregos (até 30 milhões/ano) e reservas internacionais acima de US$ 3 trilhões.
Boa parte dessa poupança financiou o deficit externo dos EUA. Simplificando equação complexa, quando o americano comprava, gerava poupança na China, que ajudava a financiar o consumo americano ao comprar papéis da dívida dos EUA. Essa simbiose permitiu crescimento vigoroso a ambos por longo período.
Mas a hora do ajuste chegou. Os EUA sofreram crise de crédito, com redução do endividamento e aumento da poupança doméstica. Isso forçou adaptação chinesa. Pequim ganhou tempo com políticas agressivas de investimentos em infraestrutura e, esgotado o ciclo, entra gradualmente em terceira fase, de aumento do consumo doméstico e salários, o que geras custos. Mas a China tem hoje maturidade econômica para investir pesadamente em alta tecnologia, produtividade e educação, entrando até em mercados cativos dos americanos.
Já os EUA, que tinham perdido seu poderio industrial para os asiáticos, voltam a ser competitivos mesmo em áreas como indústria pesada e petroquímica, impulsionadas pela maior produtividade e energia mais barata. Países europeus também fazem reformas profundas para competir neste novo mundo.
A lição ao Brasil é que temos de ajustar nossa economia enquanto investimos em infraestrutura, produtividade e educação. Assim poderemos competir e crescer num mundo que sairá da crise mais forte e competitivo.